Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/11/2004 13:18

INSS:Serviços pela Internet agilizam a vida do cidadão

AgPrev

Os segurados da Previdência Social não precisam sair de casa para receber informações sobre sua situação junto ao INSS. Com mais rapidez e comodidade, o contribuinte pode calcular benefícios, atualizar dados cadastrais, conferir o andamento de processos, entre outros serviços disponíveis no site www.previdencia.gov.br.

A página na Internet é dirigida a um público bastante diversificado. Assim, existem links destinados aos inscritos no INSS, empregadores e aos que ainda não são segurados. O site mantém ainda uma agência de notícias, que informa a população sobre os últimos acontecimentos referentes à Previdência em todos o país. O internauta interessado também tem acesso à legislação, pode conferir o calendário de pagamentos deste ano e ouvir a rádio previdência, que transmite entrevistas e notas nacionais.

Serviços - Um importante serviço que está disponível na Internet é o acompanhamento de processos no INSS. Basta o segurado digitar seu número de benefício para obter informações sobre concessão de benefício ou revisão de seus valores. Também é possível conferir as decisões das câmaras e juntas de recursos em relação aos julgamentos fiscais e administrativos, referentes a assuntos como abono de férias, acordo trabalhista, diferenças de contribuição e regularização de débitos.

O site ainda oferece uma série de serviços que agilizam a vida de pessoas inscritas na instituição. Assim, em casos de alterações no endereço, os segurados podem atualizar seus dados via Internet. Contribuintes individuais, facultativos, empregados domésticos e segurados especiais têm também a oportunidade de agendar o pagamento automático das contribuições mensais à Previdência em agências bancárias. Para isso, é preciso conferir se o banco onde é correntista está credenciado para a prestação do serviço.

Para utilizar o serviço é preciso apenas o número do CPF e uma senha de acesso pessoal, que pode ser criada pela Internet. A senha é indispensável para alterações dos valores de contribuição, do código de pagamento e mesmo para consultas. O interessado deve ter atenção especial no momento de informar o código de pagamento, que é distinto para cada tipo de contribuição. O contribuinte individual, por exemplo, tem códigos diferentes para pagamento mensal ou trimestral. Empregados domésticos, facultativos e segurados especiais, por sua vez, têm códigos próprios.

Os contribuintes individuais que prestam serviços a uma ou mais empresas podem também acessar uma série de serviços, como o cálculo de contribuições em atraso e emissão da Guia da Previdência Social (GPS). É possível também a retirada da Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual. Com esse documento, ele comprova a regularidade de sua inscrição e do recolhimento das contribuições previdenciárias, para a celebração de contratos ou operações que exijam a guia.

Aposentados e pensionistas também podem utilizar o site para resolver pendências com o INSS. Para atualizar o endereço, por exemplo, não é necessário ir até uma unidade de atendimento. Basta digitar o número de benefício, a data de nascimento e digitar os novos dados. A cópia da carta de concessão de aposentadoria também encontra-se disponível aos interessados.

Outro aplicativo disponibilizado é o cálculo de aposentadorias. Além de simular a contagem do tempo de contribuição, o segurado pode saber o valor de seu benefício antes de se dirigir às agências para fazer o requerimento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)