Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

INSS suspende novos contratos para empréstimos

AgPrev - 29 de maio de 2005 - 09:24

Está suspensa por até 60 dias a assinatura de novos convênios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com instituições bancárias, para empréstimos a aposentados. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (27) e tem o objetivo de permitir a avaliação de todas as reclamações feitas à Ouvidoria do INSS contra os empréstimos consignados, além de melhorar a segurança dos convênios.

Os contratos vigentes e os que estão em tramitação continuam valendo, até que as modificações sejam definidas.

De acordo com informação da assessoria de imprensa do Ministério da Previdência Social, a decisão de suspender a assinatura de novos convênios foi tomada em conjunto com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Ministério da Justiça, Banco Central, Ministério da Fazenda, Secretaria de Comunicação da Previdência da República e Ouvidoria Geral do INSS.

Um grupo de servidores do INSS irá analisar, nos próximos 60 dias, todas as reclamações enviadas à Ouvidoria e propor mudanças nos contratos. Algumas das reclamações que chegaram à Ouvidoria foram com relação às taxas extras cobradas pelos bancos e descontos em folha de empréstimos que não foram solicitados.

A página do Ministério da Previdência Social na internet traz uma tabela com todas as taxas cobradas pelas 19 instituições que estão autorizadas a fazer o empréstimo. Essa decisão já fez as taxas de juros caírem em alguns bancos.

SIGA-NOS NO Google News