Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

INSS: Serviços pela Internet agilizam a vida do cidadão

AgPrev - 29 de novembro de 2004 - 14:38

Os segurados da Previdência Social não precisam sair de casa para receber informações sobre sua situação junto ao INSS. Com mais rapidez e comodidade, o contribuinte pode calcular benefícios, atualizar dados cadastrais, conferir o andamento de processos, entre outros serviços disponíveis no site www.previdencia.gov.br.

A página na Internet é dirigida a um público bastante diversificado. Assim, existem links destinados aos inscritos no INSS, empregadores e aos que ainda não são segurados. O site mantém ainda uma agência de notícias, que informa a população sobre os últimos acontecimentos referentes à Previdência em todos o país. O internauta interessado também tem acesso à legislação, pode conferir o calendário de pagamentos deste ano e ouvir a rádio previdência, que transmite entrevistas e notas nacionais.

Serviços - Um importante serviço que está disponível na Internet é o acompanhamento de processos no INSS. Basta o segurado digitar seu número de benefício para obter informações sobre concessão de benefício ou revisão de seus valores. Também é possível conferir as decisões das câmaras e juntas de recursos em relação aos julgamentos fiscais e administrativos, referentes a assuntos como abono de férias, acordo trabalhista, diferenças de contribuição e regularização de débitos.

O site ainda oferece uma série de serviços que agilizam a vida de pessoas inscritas na instituição. Assim, em casos de alterações no endereço, os segurados podem atualizar seus dados via Internet. Contribuintes individuais, facultativos, empregados domésticos e segurados especiais têm também a oportunidade de agendar o pagamento automático das contribuições mensais à Previdência em agências bancárias. Para isso, é preciso conferir se o banco onde é correntista está credenciado para a prestação do serviço.

Para utilizar o serviço é preciso apenas o número do CPF e uma senha de acesso pessoal, que pode ser criada pela Internet. A senha é indispensável para alterações dos valores de contribuição, do código de pagamento e mesmo para consultas. O interessado deve ter atenção especial no momento de informar o código de pagamento, que é distinto para cada tipo de contribuição. O contribuinte individual, por exemplo, tem códigos diferentes para pagamento mensal ou trimestral. Empregados domésticos, facultativos e segurados especiais, por sua vez, têm códigos próprios.

Os contribuintes individuais que prestam serviços a uma ou mais empresas podem também acessar uma série de serviços, como o cálculo de contribuições em atraso e emissão da Guia da Previdência Social (GPS). É possível também a retirada da Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual. Com esse documento, ele comprova a regularidade de sua inscrição e do recolhimento das contribuições previdenciárias, para a celebração de contratos ou operações que exijam a guia.

Aposentados e pensionistas também podem utilizar o site para resolver pendências com o INSS. Para atualizar o endereço, por exemplo, não é necessário ir até uma unidade de atendimento. Basta digitar o número de benefício, a data de nascimento e digitar os novos dados. A cópia da carta de concessão de aposentadoria também encontra-se disponível aos interessados.

Outro aplicativo disponibilizado é o cálculo de aposentadorias. Além de simular a contagem do tempo de contribuição, o segurado pode saber o valor de seu benefício antes de se dirigir às agências para fazer o requerimento. (ACS/MG)

SIGA-NOS NO Google News