Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inss : Ministro quer mais garantias para servidores

AgPrev - 30 de maio de 2007 - 15:26

O ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, anunciou nesta terça-feira (29), em Patrocínio (MG), a instalação de portas detectoras de metal em todas as Agências da Previdência Social (APS). O objetivo é garantir a segurança dos servidores, especialmente dos peritos médicos, que têm sido vítimas de constantes agressões. Na manhã de hoje, o perito médico José Rodrigues de Sousa foi baleado e faleceu no final da tarde. O ministro conversou com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que assegurou a liberação de recursos necessários. “O presidente Lula me garantiu que dará todo apoio para que possamos dar segurança e condições de trabalho a todos os servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)”, disse o ministro.

Marinho viajou para a cidade de Patrocínio assim que soube do atentado ao perito médico. Acompanharam o ministro o secretário-executivo do MPS, Carlos Eduardo Gabas, e o presidente do INSS, Marco Antonio de Oliveira. A morte do médico ocorreu pouco depois da chegada do ministro ao hospital. Além de se solidarizar com a tragédia vivida pela família do médico, ele se colocou à disposição para as providências que forem necessárias.

O ministro disse que o INSS já tinha a previsão de instalar detectores de metais, mas apenas nas agências em que o risco aos servidores é considerado grande. Entretanto, com o episódio ocorrido hoje, em um município sem qualquer histórico de agressões a servidores do INSS, o plano foi ampliado. “Vamos instalar detectores em todas as 1,4 mil agências. Essa é uma prioridade para garantir a segurança”, afirmou o ministro.

Luiz Marinho adiantou, ainda, que o Ministério da Previdência irá fazer uma campanha nacional de esclarecimento sobre as perícias médicas do INSS. O objetivo é informar a população sobre as condições para a concessão de benefícios por incapacidade, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, responsáveis por 60% dos novos requerimentos de benefícios.

Em muitos casos, os segurados procuram o INSS sem que tenham direito a receber o benefício, pois não têm tempo suficiente de contribuições previdenciárias ou não apresentam uma doença que os incapacite para o trabalho. Atualmente, os peritos do INSS realizam 34 mil perícias por dia. “A responsabilidade do perito é dar acesso aos benefícios a quem tem direito. Eles são profissionais essenciais para garantir o cumprimento da lei e ao fazê-lo tem sido vítimas constantes de agressão”, frisou Marinho.

O perito médico José Rodrigues de Sousa, de 61 anos, que trabalhava para o INSS há quase trinta anos, foi baleado pelo desempregado Manoel Rodrigues, ex-gari da Prefeitura de Patrocínio, de 60 anos. Insatisfeito por ter seu auxílio-doença negado, ele entrou nesta terça-feira na agência do Instituto Nacional do Seguro Social e atirou contra o médico. Ele foi preso em flagrante na agência. (ACS/MPS)

SIGA-NOS NO Google News