Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

INSS fará censo de aponsentados por invalidez

Marta Ferreira - Campo Grande News - 24 de agosto de 2007 - 13:58

O governo federal pretende fazer a partir do mês que vem um recadastramento dos aposentados por invalidez no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), informou esta manhã o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho. O ministro afirmou que já está sendo feito um levantamento prévio para saber a quantidade de pessoas que foram aposentadas por invalidez, e que hoje já têm direito à aposentadoria definitiva.

As aposentadorias por invalidez custam cerca de R$ 20 bilhões por ano ao INSS. O recadastramento é estabelecido por lei, e deveria ser feito de dois em dois anos, mas há 14 não é feito.

O levantamento prévio em andamento, conforme o ministro, evitaria que beneficiários com direito a essa aposentadoria fossem convocados para os exames.
“Se ele adquiriu o direito de aposentadoria em definitivo, ele não deve ser chamado no censo. Simplesmente ele deve ser comunicado de que está mudando a sua condição, passando para aposentadoria em definitivo. É esse cruzamento que está me faltando para iniciar o processo”, disse.

O ministro não especificou a freqüência com que serão realizados esses levantamentos. Disse que o governo deve distribuir ao longo do ano vários exames de revisão e que isso será feito \"de forma natural”. (Com informações da Agência Brasil).

SIGA-NOS NO Google News