Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

INSS divulga juros cobrados por bancos

ABr - 27 de abril de 2005 - 09:24

A direção do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitou aos bancos conveniados as taxas de juros que estão sendo cobradas dos aposentados e pensionistas nos empréstimos descontados dos benefícios. As taxas estarão disponíveis na página eletrônica do Ministério da Previdência Social a partir desta quinta-feira (28).

A medida visa oferecer ao beneficiário melhores condições de escolha antes de solicitar o empréstimo, cujas taxas de juros variam de 1,5% a 4% ao mês, dependendo do prazo e da instituição conveniada. O INSS esclarece que o aposentado não precisa solicitar o empréstimo no mesmo banco onde recebe o benefício, podendo optar por outros que cobram taxas menores.

Alerta também para denúncias de golpes contra os aposentados, esclarecendo que é de responsabilidade da instituição financeira a restituição de parcelas descontadas do benefício sem a autorização do aposentado. Qualquer irregularidade deve ser denunciada ao banco e ao INSS, que cancela o desconto tão logo a fraude fique caracterizada.

Para evitar fraudes, o aposentado deve solicitar pessoalmente ao banco o empréstimo e assinar a autorização para desconto no pagamento do benefício. Em nenhuma hipótese deve fornecer informações por telefone ou deixar cópias de documentos com desconhecidos.

Informações e esclarecimentos sobre os empréstimos consignados podem ser obtidos na página do Ministério da Previdência (www.previdencia.gov.br) ou na Ouvidoria da Previdência, pelo telefone 0800 78 01 91.

Com informações do Ministério da Previdência Social.

SIGA-NOS NO Google News