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INSS: Dataprev prevê solução em até cinco dias

Caio d´Arcanchy/ABr - 19 de novembro de 2004 - 07:11

Brasília - A lentidão no atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em alguns estados brasileiros deve ser solucionada dentro de três a cinco dias. A previsão é do presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Jairo Cabral. Em entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira, ele informou que o sistema de dados funciona com 70% de sua capacidade e que a Dataprev está constituindo um grupo de trabalho para prevenir panes como a que ocorreu nas últimas semanas.

A solução definitiva, segundo Cabral, depende de investimentos. "Nós precisamos não só melhorar os sistemas como também adquirir equipamentos novos, que possam suportar esses sistemas que dão problema hoje em dia", afirmou. Ele lembrou que a Dataprev ficou mais de sete anos sem receber recursos para investir em tecnologia: dos R$ 35 milhões previstos no orçamento para este ano, só R$ 4,9 milhões chegaram à empresa. "O INSS repassou, recentemente, recursos para custeio – não são recursos para investimentos", enfatizou.

Nas últimas semanas, o sistema do INSS vem registrando falhas freqüentes e, em alguns estados, o atendimento foi paralisado. O problema ocorre principalmente no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e no Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade (Sabi), que responde pelo banco de dados de auxílios-doença e pela marcação de perícias médicas. Segundo Cabral, esse é o mais comprometido, porque os dados estão armazenados em diversos estados, muitas vezes em computadores obsoletos. O presidente da Dataprev informou que os dados estão sendo transferidos para um computador central, mas o problema "é difícil de resolver no curto prazo". Neste caso, ele prevê 15 dias para que o sistema esteja normalizado.

Em todos os estados brasileiros, o sistema do INSS está ativo, mas o atendimento em algumas cidades é lento. Em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, os segurados estão esperando até três horas pelo atendimento – o tempo normal é de 12 minutos.

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