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INSS: Dados incorretos prejudicam agendamento via fone

22 de outubro de 2007 - 15:19

Cerca de 40 mil segurados que ligam e agendam data e hora na Central 135 da Previdência Social informam o número do telefone incorreto ou o nome não confere com o indicado no primeiro contato.

Isso representa 17,2% das 232.326 ligações de confirmação feitas pelos atendentes desde junho, quando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o processo de confirmação 72 horas antes da data marcada em uma Agência da Previdência Social (APS).

Essa ação integra uma série de medidas que o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, determinou para a melhoria do atendimento nas APS, inclusive a redução dos prazos da agenda eletrônica.

O INSS alerta aos segurados que, além de sobrecarregar o sistema, as informações erradas prejudicam o segurado que de fato necessita do atendimento. Ao ligar para o 135 é necessário fornecer um número de telefone correto, preferencialmente de um local onde o segurado possa ser localizado facilmente. É importante, também, informar corretamente nome e Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

A decisão do INSS de confirmar o comparecimento dos segurados é para administrar melhor as agendas das APS e abrir novas vagas, no caso de haver desistências. Esse novo serviço foi criado a partir da constatação de que 30% das pessoas com horário marcado não compareciam às unidades.

Quando o atendente liga para confirmar o agendamento, ele lembra o horário agendado, pergunta se o segurado tem interesse em comparecer e, também, se ele possui todos os documentos necessários para que o atendimento seja realizado.

Ao fazer a confirmação nunca são solicitadas informações pessoais, como, por exemplo, números de documentos de identidade. Esta documentação será solicitada ao segurado no dia em que ele for a APS. O operador que faz a confirmação da agenda tem acesso somente ao nome, data, horário e local do atendimento e o tipo de solicitação feita pelo segurado.

Inicialmente, as ligações estão sendo feitas apenas para os segurados que agendaram atendimento para requerer benefícios nas APS e que não dependam de perícia médica. A confirmação para os segurados que agendaram perícia médica terá início em uma segunda fase, com data a ser divulgada pelo INSS.

ACS/MPS: (61) 3317-5009/5039/5113



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