Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

INSS convoca 40 mil aposentados por invalidez

24horasnews - 04 de maio de 2007 - 14:19

A partir do mês que vem, os aposentados por invalidez começarão a receber cartas com a convocação para o censo que será realizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Os primeiros chamados serão os 40 mil que têm emprego registrado em carteira e ainda aparecem como contribuintes da Previdência Social.

O número surgiu de um cruzamento de dados entre os sistemas da Previdência. Foram comparadas as informações de trabalhadores em atividade, segundo suas contribuições previdenciárias, e o cadastro de aposentados por invalidez. O serviço foi feito pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

Quem tem aposentadoria por invalidez não pode ter ocupação e, por isso, esses aposentados serão chamados para um exame com um perito médico. Se eles forem considerados aptos para o trabalho, como parecem que estão, perderão a aposentadoria.

As consultas do censo da invalidez serão realizadas em julho, começando pelas agências do INSS com menor demanda de atendimento.

Mais novos

Além desses 40 mil segurados, a Previdência pretende convocar com prioridade para os exames de reavaliação os aposentados por invalidez com menos de 50 anos de idade e que recebem o benefício há mais de dois anos. Em todo o país, 438 mil segurados têm menos 50 anos e recebem aposentadoria por invalidez do INSS. Segundo dados do instituto, ao todo, 2,2 milhões de benefícios são pagos há mais de dois anos.

O objetivo do INSS é reavaliar todas as aposentadorias por invalidez. Quem for considerado apto ao trabalho terá o benefício cancelado após a perícia. Se a recuperação for parcial, o cancelamento será feito gradualmente, no prazo de um ano e meio.

A previsão é que as perícias de avaliação de invalidez sejam feitas até junho de 2009. Segundo a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), desde 1992 o INSS não faz a reavaliação da capacidade de trabalho dos segurados que recebem aposentadoria por invalidez.

SIGA-NOS NO Google News