Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/05/2007 14:19

INSS convoca 40 mil aposentados por invalidez

24horasnews

A partir do mês que vem, os aposentados por invalidez começarão a receber cartas com a convocação para o censo que será realizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Os primeiros chamados serão os 40 mil que têm emprego registrado em carteira e ainda aparecem como contribuintes da Previdência Social.

O número surgiu de um cruzamento de dados entre os sistemas da Previdência. Foram comparadas as informações de trabalhadores em atividade, segundo suas contribuições previdenciárias, e o cadastro de aposentados por invalidez. O serviço foi feito pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

Quem tem aposentadoria por invalidez não pode ter ocupação e, por isso, esses aposentados serão chamados para um exame com um perito médico. Se eles forem considerados aptos para o trabalho, como parecem que estão, perderão a aposentadoria.

As consultas do censo da invalidez serão realizadas em julho, começando pelas agências do INSS com menor demanda de atendimento.

Mais novos

Além desses 40 mil segurados, a Previdência pretende convocar com prioridade para os exames de reavaliação os aposentados por invalidez com menos de 50 anos de idade e que recebem o benefício há mais de dois anos. Em todo o país, 438 mil segurados têm menos 50 anos e recebem aposentadoria por invalidez do INSS. Segundo dados do instituto, ao todo, 2,2 milhões de benefícios são pagos há mais de dois anos.

O objetivo do INSS é reavaliar todas as aposentadorias por invalidez. Quem for considerado apto ao trabalho terá o benefício cancelado após a perícia. Se a recuperação for parcial, o cancelamento será feito gradualmente, no prazo de um ano e meio.

A previsão é que as perícias de avaliação de invalidez sejam feitas até junho de 2009. Segundo a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), desde 1992 o INSS não faz a reavaliação da capacidade de trabalho dos segurados que recebem aposentadoria por invalidez.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)