Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/08/2006 14:38

INSS : Central 135 agenda novos serviços

AgPrev

A partir de sexta-feira (11), em caráter experimental, novos serviços poderão ser agendados pelos segurados e beneficiários da Previdência Social por meio da Central de Teleatendimento 135. Os serviços são: aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial (veja box abaixo), pecúlio, pensão por morte e salário-maternidade, além da perícia-médica e dos pedidos de prorrogação ou de reconsideração do benefício auxílio-doença.

Lançada pelo presidente da República no dia 16 de junho e estendida a todo o País no dia 27 do mesmo mês, a Central 135 teve, inicialmente, a finalidade de atender a alta demanda por marcações de perícia médica, necessária para a obtenção do benefício auxílio-doença. Este benefício representa 63% da procura nas Agências da Previdência Social (APS).

Na última segunda-feira (7), o Teleatendimento 135 completou 43 dias de funcionamento, com 1.454.509 chamadas. As cinco cidades onde houve mais ligações foram São Paulo, incluindo a Grande São Paulo (SP), com 247.775 chamadas; Recife (PE), com 129.595; Rio de Janeiro (RJ), com 138.942; Porto Alegre (RS), com 94.143; e Belo Horizonte (MG), com 87.633. Esses dados são um demonstrativo do potencial de alcance que as tecnologias de informação têm e, portanto, de sua importância como canal de facilitação de acesso aos serviços prestados aos beneficiários e segurados da Previdência.

Apesar de estar funcionando há pouco tempo, os resultados positivos do 135 já podem ser constatados. Por exemplo, as Agências da Previdência Social nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde o serviço entrou em operação no dia 16 de junho, receberam 20 mil ligações só nos dois primeiros dias de funcionamento, quando foram agendadas 8,5 mil perícias médicas. Isto significa que oito mil e quinhentas pessoas não se deslocaram até uma APS para agendar os serviços que precisavam.

O Teleatendimento é simples de usar e facilita muito a vida dos beneficiários. Em primeiro lugar, os usuários devem estar atentos ao horário de funcionamento da Central 135, que é de segunda a sábado, das 7h às 19h. De acordo com levantamento do Ministério da Previdência Social, do total de ligações registradas, mais de 108 mil foram feitas fora do horário de atendimento e, por isso, não foram atendidas.

A ligação é gratuita se feita de um telefone fixo, e paga se feita de um telefone celular, mas, neste caso, o custo é de uma ligação local. O atendimento é rápido. O tempo médio de espera é de 10 segundos e o tempo médio de atendimento é de três minutos. Este tempo pode ser reduzido se o segurado, na hora do atendimento, tiver em mãos os documentos necessários e papel e caneta para anotar o dia, a hora e o endereço da APS onde fará o exame.

Ao ligar para o 135, o beneficiário deve ter em mãos:

- O número de inscrição na Previdência Social

- O número do PIS (para empregado com carteira assinada)

- O número do NIT (para os contribuintes individuais e domésticos)

- O CNPJ ou CPF do empregador

- O número do benefício (se estiver recebendo o auxílio-doença)

- A data de nascimento

- O nome completo da mãe

- Papel e caneta

A Central de Teleatendimento 135 faz parte de um conjunto de ações para melhorar o atendimento aos beneficiários. Além deste serviço, há também o 0800 728 01 91, disponível exclusivamente para prestar informações. O 0800 funciona nas 24 horas do dia e, por meio dele, o segurado pode consultar a data de pagamento dos benefícios, fazer mudança de endereços, acompanhar o andamento da solicitação de benefícios (inclusive aqueles feitos pelo 135 e pela internet), registrar reclamações ou dar sugestões e elogios.

O segurado tem ainda a opção de usar o site da Previdência (www.previdencia.gov.br). Ao acessar a página, o beneficiário tem acesso aos serviços “Agende seu atendimento” e “Solicite seu Benefício” (os dois links ficam do lado direito da tela). Pelo “Agende seu atendimento”, pode-se agendar o atendimento em uma das APS para requerimento de aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial, pecúlio e pensão. Já por meio do “Solicite seu benefício”, pode-se fazer o requerimento dos benefícios salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, além de pedir a prorrogação ou reconsideração desse benefício.

É importante destacar que, antes de agendar a perícia médica, o segurado vai fazer o requerimento do auxílio-doença. Por isso, ao acessar o link “Solicite seu benefício”, o beneficiário primeiro irá fazer o requerimento e, automaticamente, será direcionado para a página de agendamento. (Marilene de Freitas)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)