Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

INSS alerta população sobre ação de atravessadores

AgPrev - 04 de agosto de 2006 - 10:42

A Previdência Social alerta seus segurados para que não se utilizem o trabalho de intermediários para ter acesso aos serviços e benefícios previdenciários. Isso porque os intermediários cobram taxas ilegais por serviços gratuitos, prometendo obter facilidades no INSS, acelerar o andamento de processos e entrar com pedidos de revisão de valores.

Em muitos casos, a população procura intermediários para fazer um simples pedido de aposentadoria, auxílio-doença ou amparo assistencial. Esses serviços podem ser feitos diretamente em uma Agência da Previdência Social. A maioria delas está trabalhando em horário ampliado desde 16 de janeiro, para facilitar o acesso da população aos seus serviços. Ao contratar um atravessador, a pessoa acaba pagando por serviços gratuitos e correndo riscos, uma vez que o INSS não se responsabiliza por documentos entregues a terceiros.

A Previdência também informa que não tem funcionários autorizados a procurar os segurados em suas casas para serviços, como aumentar valor de benefícios, regularizar débitos, requerer revisões e recursos, requerer aposentadorias, pensões e auxílios, por exemplo. Outro alerta do INSS é no sentido de que o trabalhador nunca forneça seus dados a desconhecidos, para evitar o risco de ter o seu benefício fraudado ou ser envolvido em operações ilegais.

Para que isso não ocorra, o segurado nunca deve fornecer seu cartão magnético ou senha do banco a terceiros. O mesmo cuidado as pessoas devem tomar com o número do seu benefício, de seus documentos e com seus dados pessoais. Em muitos casos, os estelionatários se utilizam dessas informações para conseguir, por exemplo, obter empréstimos bancários consignados sem autorização do aposentado ou pensionista. (ACS/SP)

SIGA-NOS NO Google News