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10/07/2007 15:37

INSS: 135 faz quase 100 mil ligações para atendimento

AgPrev

Nos primeiros 20 dias de confirmação do agendamento, a Central Telefônica 135 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já realizou 97.120 mil telefonemas para verificar se os segurados mantinham o interesse em comparecer às Agências da Previdência Social nos dias e horários marcados.

Em 59,9% dos casos, o operador da Central não conseguiu encontrar o segurado porque o número de telefone estava errado ou porque a pessoa que agendou o atendimento não estava presente para atender ao telefonema. Como esse serviço é recente, muitas pessoas não se preocupavam em fornecer o número de telefone em que podem ser encontrados na maior parte do dia. Outros dão números de sindicatos ou associações de que fazem parte.

A expectativa é que o volume de pessoas contatadas suba, à medida que os segurados estejam informados do novo serviço. Mas o número de pessoas que informou o número de telefone errado ao agendar o atendimento, 6.119 (6,3% do total), é considerado alto.

Dos 38.898 segurados encontrados pelos operadores, apenas 3,9% (1.519) não confirmaram a ida ao INSS na data previamente agendada. Nesses casos, o atendimento foi cancelado pelo operador da Central e a vaga foi aberta para que outro segurado ser atendido.

O objetivo da confirmação do agendamento, feita até quatro dias antes da data marcada, é reduzir os prazos da agenda eletrônica, possibilitando que vagas surgidas a partir de cancelamentos e desistências sejam preenchidas com o atendimento a outros segurados. O INSS alerta que, se o segurado não for contatado pela Central 135, seja por qual motivo, o agendamento estará automaticamente confirmado.

Além de confirmar a data do atendimento, o operador da Central 135 faz uma triagem, perguntando ao segurado se ele tem toda a documentação necessária para requerer o benefício. É verificado se o segurado possui identidade, CPF, comprovante de residência, PIS, CTPS ou carnês e certidão de nascimento ou casamento. Esta documentação será solicitada ao segurado no dia em que ele for a APS para ser atendido.

Inicialmente, as ligações estão sendo feitas apenas para os segurados que agendaram atendimento e aguardam para requerer benefícios nas unidades de atendimento. A confirmação de perícia médica será realizada em uma segunda fase, com data a ser divulgada pelo Instituto. (ACS/MPS)

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