Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/09/2008 07:27

Inseticida biológico promete fim ao ataque de lagartas

Danilo Macedo/ABr

Brasília - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou hoje (23) o bioinseticida Ponto.Final., na abertura da VI Ciência para a Vida, exposição que mostra as tecnologias produzidas pelas unidades da empresa em todo o país.

O produto chegará ao mercado com a promessa de combater a lagarta, um dos grandes predadores de várias culturas agrícolas brasileiras. Seu maior diferencial é não causar mal à saúde de qualquer outro ser vivo, como explicou a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat.

“Esse produto foi desenvolvido a partir de uma bactéria que vem do solo do Brasil e que causa uma infecção nas lagartas. A grande vantagem dessa bactéria é que ela só é tóxica para as lagartas”, disse.

Outros inseticidas, além de causar danos à saúde humana, tanto dos agricultores que aplicam o produto na lavoura, quanto daqueles que consomem o alimento, também acabam eliminando os predadores naturais da lagarta. O Ponto.Final. preserva esses outros animais, aumentando a eficiência do combate.

A previsão é que o produto comece a ser disponibilizado aos agricultores em um prazo de até 15 dias. Segundo Rose, a Embrapa já pôde comprovar o elevado grau de custo-benefício do bioinseticida desenvolvido em parceria com a empresa Bthek Biotecnologia, que só aguarda o selo de produto orgânico para comercializá-lo.

O presidente da Embrapa lembrou o caráter de prestação de contas que a exposição Ciência para a Vida tem, na medida em que mostra as tecnologias produzidas pela empresa. “Quem investe em ciência é o cidadão, é aquele que paga imposto. Portanto, é muito importante prestar contas à sociedade, mostrando o que a ciência tem produzido e quais as conseqüências para a saúde humana, na alimentação, no custo dos produtos, na melhoria da qualidade da vida e até do desenvolvimento do interior do Brasil, gerando emprego, renda, aumentando a inclusão social”.

A exposição se realiza até o dia 28 na sede da Embrapa, em Brasília. O público pode visitar o espaço de segunda a quinta-feira, das 9h às 20h. De sexta à domingo, o mostra fica aberta das 10h às 22h. A entrada é gratuita.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)