Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inscrições para vestibular da Uems terminam nesta semana

Campo Grande News - 06 de novembro de 2007 - 06:46

As inscrições para os interessados em concorrer a uma das 1.170 vagas em 42 cursos do vestibular da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) vão até sexta-feira (9). Tendo como característica marcante a destinação de cotas para índios e negros, a Uems tem unidades em 15 municípios sul-mato-grossenses. Das vagas, 20% são destinadas para negros e 10% para indígenas. As cotas foram definidas por leis estaduais.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve acessar o site do vestibular (www.uems.br) , preencher uma ficha com seus dados pessoais, imprimi-la e remetê-la, juntamente com os documentos pessoais via Sedex para o Núcleo de Processo Seletivo (Caixa Postal 41, Dourados, CEP 79804-970). O valor da inscrição é de R$ 80.

Um boleto bancário será gerado também no site do vestibular e poderá ser pago em qualquer lotérica do país. O boleto também deverá ser enviado ao Núcleo de Processo Seletivo.

As provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de dezembro em Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã. O resultado da primeira chamada está previsto para 21 de janeiro.

Polêmico - Reportagem feita no ano passado pelo Campo Grande News revela que nem sempre o sistema de cotas é vantajoso para as populações que deveriam ser beneficiadas. No vestibular de 2006, enquanto a concorrência geral era de 4,57 candidatos/vaga para o curso Normal Superior Integral em Campo Grande, a disputa entre os indígenas era mais de duas vezes maior (9,4 por vaga).

Naquele ano, a concorrência entre os índios também foi maior para Enfermagem Integral. Foram 19 indígenas por vaga contra uma concorrência geral de 17,46/vaga.

Os candidatos que mesmo assim optarem por concorrer no regime de cotas para indígenas deverão trazer além dos documentos previstos no edital do vestibular, a fotocópia da cédula de identidade indígena (frente e verso) e a declaração de descendência indígena e etnia, fornecida pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

Já os que decidirem participar da prova pelo regime de cotas para negros devem enviar, além dos documentos previstos no edital do vestibular, uma foto colorida recente 5x7 cm, auto-declaração constante na ficha de inscrição, fotocópia do histórico escolar do ensino médio ou atestado de matrícula expedidos por escola pública ou, se for o caso, declaração de condição de aluno bolsista, fornecida por instituição de ensino privado.

Esses vestibulandos terão as suas inscrições avaliadas por uma comissão composta por representantes da Uems e do Movimento Negro. Aqueles que tiverem as inscrições indeferidas concorrerão automaticamente nos 70% referentes às vagas gerais.

O vestibulando tem ainda a opção de substituir a prova de conhecimentos gerais pela nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

SIGA-NOS NO Google News