Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

20/12/2004 15:32

Inscrições para prêmio literário continuam abertas

ACS - MEC

Continuam abertas as inscrições para os autores e editoras que queiram concorrer à 31ª edição dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). O Prêmio FNLIJ consiste na seleção de obras que se destacam pela qualidade do texto, ilustração e projeto editorial. As inscrições se encerram em 31 de dezembro e contemplarão 16 categorias. A FNLIJ foi criada em 1968 com o objetivo de promover a leitura e a divulgação de livros para crianças e jovens. É a seção brasileira do International Board Books for Young People (IBBY), associação internacional de literatura infantil e juvenil, existente em 64 países.


O prêmio já recebeu 900 inscrições para sua edição 2005. São obras de ficção, informativas e teóricas. Depois dos livros didáticos, os livros infantis e juvenis representam a maior produção literária no país e as escolas são as grandes compradoras de um mercado nacional crescente. Desde 1976, uma comissão julgadora, com especialistas em literatura infantil e juvenil de diversos estados, realiza a seleção anual dos títulos publicados no período de um ano, enviados pelas editoras. Escritores, ilustradores, tradutores e editores das obras recebem um diploma oferecido pela FNLIJ.


O prêmio pode ser considerado um dos responsáveis pela visibilidade e prestígio que a literatura brasileira para crianças e jovens alcançou. Tem também contribuído para promover a melhoria da qualidade da literatura infantil e juvenil produzida no país.


Exemplares – Para participar, os autores e as editoras devem enviar cinco exemplares de cada título para a sede da entidade, no Rio de Janeiro. O Prêmio FNLIJ é concedido em 16 categorias e podem ser inscritos títulos de autores nacionais e traduções de obras internacionais, publicados em primeira edição neste ano de 2004.


Para Elisabete Serra, secretária-geral da FNLIJ, “é importante que autores independentes e editoras de pequeno porte também participem. Os livros infantis e juvenis possuem o importante papel de formação de leitores, pois é na infância e na adolescência que se formam os futuros leitores adultos”.


Mais informações podem ser obtidas no endereço do prêmio na internet, pelo telefone (21) 2262-9130 ou pelo e-mail cedop@alternex.com.br.


Repórter: José Leitão

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)