Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inscrições para prêmio literário continuam abertas

ACS - MEC - 20 de dezembro de 2004 - 15:32

Continuam abertas as inscrições para os autores e editoras que queiram concorrer à 31ª edição dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). O Prêmio FNLIJ consiste na seleção de obras que se destacam pela qualidade do texto, ilustração e projeto editorial. As inscrições se encerram em 31 de dezembro e contemplarão 16 categorias. A FNLIJ foi criada em 1968 com o objetivo de promover a leitura e a divulgação de livros para crianças e jovens. É a seção brasileira do International Board Books for Young People (IBBY), associação internacional de literatura infantil e juvenil, existente em 64 países.


O prêmio já recebeu 900 inscrições para sua edição 2005. São obras de ficção, informativas e teóricas. Depois dos livros didáticos, os livros infantis e juvenis representam a maior produção literária no país e as escolas são as grandes compradoras de um mercado nacional crescente. Desde 1976, uma comissão julgadora, com especialistas em literatura infantil e juvenil de diversos estados, realiza a seleção anual dos títulos publicados no período de um ano, enviados pelas editoras. Escritores, ilustradores, tradutores e editores das obras recebem um diploma oferecido pela FNLIJ.


O prêmio pode ser considerado um dos responsáveis pela visibilidade e prestígio que a literatura brasileira para crianças e jovens alcançou. Tem também contribuído para promover a melhoria da qualidade da literatura infantil e juvenil produzida no país.


Exemplares – Para participar, os autores e as editoras devem enviar cinco exemplares de cada título para a sede da entidade, no Rio de Janeiro. O Prêmio FNLIJ é concedido em 16 categorias e podem ser inscritos títulos de autores nacionais e traduções de obras internacionais, publicados em primeira edição neste ano de 2004.


Para Elisabete Serra, secretária-geral da FNLIJ, “é importante que autores independentes e editoras de pequeno porte também participem. Os livros infantis e juvenis possuem o importante papel de formação de leitores, pois é na infância e na adolescência que se formam os futuros leitores adultos”.


Mais informações podem ser obtidas no endereço do prêmio na internet, pelo telefone (21) 2262-9130 ou pelo e-mail [email protected].


Repórter: José Leitão

SIGA-NOS NO Google News