Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inscrições para o XV Enapa foram prorrogadas

Marilia Capellini, TJMS - 21 de maio de 2010 - 14:40

Terminaria nesta sexta-feira (21) o prazo para inscrição do XV Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa), mas em razão da grande procura houve prorrogação. Assim, os interessados em estar no maior evento sobre adoção da América do Sul terão até segunda-feira (24) para se inscrever.

Em um balanço parcial, foram contabilizadas mais de 600 inscrições para o evento que será direcionado a assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, conselheiros tutelares, coordenadores de equipes de trabalho de abrigos, juízes, promotores, defensores públicos, pais e filhos adotivos, representantes de conselhos da área de adoção e simpatizantes da causa.

Profissionais que atuam na área de adoção em Goiás, no Paraná, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Roraima, São Paulo, Rondônia, Bahia, Rio de Janeiro e nos outros estados brasileiros já garantiram sua participação - inclusive estudantes e pais. Todos os estados brasileiros terão representantes na edição de Mato Grosso do Sul.

O XV Enapa será realizado em Campo Grande, nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2010, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, e as inscrições podem ser feitas pelo www.enapa2010.com.br, portal do evento em que se pode encontrar a programação completa do Enapa, a lista dos palestrantes, fotos de Enapas anteriores e endereços de hotéis, para facilitar o contato de participantes de outras localidades.

A edição de Mato Grosso do Sul está sendo preparada para ser a maior desde a criação do Enapa, por isso a organização disponibilizará o Enapinha, espaço de atividades específicas para crianças e dedicado aos filhos dos participantes, para que estes não precisem se preocupar enquanto estiverem nas palestras. Uma equipe de profissionais preparou atividades especiais como dinâmicas, atividades pedagógicas, cinema, atividades lúdicas, passeio a museu, contador de histórias.

Palestrantes - A conferência de abertura será proferida por Sávio Renato Bittencourt Soares Silva (promotor de Justiça do RJ) sobre Direito à Convivência Familiar X Institucionalização Prolongada.

No dia 4, os trabalhos começam com o Des. Luiz Carlos de Barros Figueiredo, que abordará a Nova Lei da Adoção e os Cadastros Nacionais de Adoção e de Crianças em regime de acolhimento institucional e familiar. Em seguida aos debates, cujo mediador será o Des. Josué de Oliveira, haverá o depoimento de um casal que adotou.

A próxima conferência será proferida por Tânia Mara Garib, secretária de Estado de Estado de Trabalho e Assistência Social em MS, com o tema O Poder Público e a Rede de Atendimento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Depois da participação do público com perguntas, haverá apresentação cultural.

Para abordar O Papel dos Grupos de Apoio à Adoção e sua Relação com o Poder Judiciário estará a conferencista Maria Bárbara Toledo, advogada e presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), e para falar sobre Pedagogia da Adoção: Criando e Educando Filhos Adotivos o conferencista Luiz Schettini (psicólogo no PE). Após os debates com perguntas do público, outra família que adotou dará um depoimento.

Para finalizar os trabalhos no dia 4, Suzana Sofia Moeller Schettini (psicóloga e diretora do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção no Recife) falará sobre A Escola para um Novo Conceito de Família, seguido de debates e de relatos de experiências bem sucedidas dos grupos de apoio à adoção e de apadrinhamentos. Haverá também lançamento de livros sobre temas de Adoção.

Os trabalhos do dia 5 serão iniciados com homenagens aos Amigos da Adoção, antes da mesa redonda de debates Caldeirão de Polêmicas Antes da Adoção: Problemas da institucionalização e da preparação para a adoção, mediada pela juíza Katy Braun do Prado, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande.

A seguir, virá a conferencista Maria Luiza de Assis Moura Ghirardi (psicanalista), com o tema Devolução de Crianças, os debates e mais um depoimento de família por adoção. Por fim, o Des. Joenildo de Sousa Chaves, presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) e coordenador da Infância e Juventude de MS, mediará a mesa Caldeirão de Polêmicas: Problemas e Entraves na Adoção.

Ao término do evento, será realizada a eleição para a sede da próxima edição do encontro. A realização do Enapa é responsabilidade da Associação Brasileira dos Magistrados Brasileiros da Infância (Abraminj), do Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (GAAM), de Coxim, Grupo de Estudo e Apoio à Adoção Vida (GEEA-VIDA), de Campo Grande, com apoio do Tribunal de Justiça de MS e do Projeto Padrinho.

SIGA-NOS NO Google News