Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/07/2013 16:52

Inscrições para o programa Jovens Embaixadores vão até 9 de agosto

Notícias MS

As inscrições para o programa Jovens Embaixadores prosseguem abertas até o dia 9 de agosto. Para se inscrever é preciso acessar o link de inscrição no programa Jovens Embaixadores para preencher o formulário (http://brazil.usembassy.gov/ya.html); se aprovado na primeira fase de seleção, identificar a instituição parceira mais próxima de sua residência e encaminhar o questionário preliminar devidamente preenchido com a documentação solicitada.

A experiência de ser um Jovem Embaixador é única e oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Para participar é preciso ter entre 15 e 18 anos; jamais ter viajado para os Estados Unidos; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ser estudante do ensino médio na Rede Pública, pertencer à camada sócioeconômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, ser comunicativo, possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar engajado, por pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar estudantes brasileiros da Rede Pública de Ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Os vencedores das 35 bolsas viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um Estado diferente nos Estados Unidos. Nos Estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aula e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.

Etapas do programa:

Etapa 1 – do lançamento do programa até 9 de agosto:

Estudantes acessam o formulário de inscrição via Facebook, respondem as oito perguntas e recebem uma resposta automática dizendo se foram aprovados ou não para a Etapa 2:

· “Aprovado para a Etapa 2”: O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo.

· “Não aprovado para a Etapa 2”: Uma resposta automática informa que o candidato não preenche todos os pré-requisitos necessários para participação no programa e não poderá continuar no processo seletivo.

Etapa 2 – até o dia 21 de agosto:

O candidato terá então acesso à Etapa 2. Ele deverá:

· concluir o preenchimento do questionário preliminar;

· selecionar a instituição parceira mais próxima da sua casa, dentro do seu estado (exceção para o entorno do DF), para onde toda a sua documentação será enviada via internet;

· carregar a sua foto e TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos;

· concluir o processo online.

O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados toda vez que incluir um documento. Cada vez que um documento for anexado, ele será informado sobre quais ainda faltam ser anexados. Ele só terá o processo concluído e o material enviado com sucesso para o banco de dados do programa quando TODOS os documentos forem anexados. E isso só poderá ser feito até o prazo-limite da Etapa 2 – 21 de agosto. Depois dessa data os candidatos não terão mais acesso ao link do programa.

Ao final do processo, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o material dele encontra-se no sistema para revisão por parte da instituição parceira que ele selecionou.

Etapa 3 – até 30 de agosto:

As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa, revisam o material dos seus candidatos e confirmam/ou não a sua participação na próxima etapa. O candidato, então, receberá uma das seguintes respostas automáticas:

“Aprovado para a Etapa 4: Exame escrito”

· O candidato receberá uma mensagem automática informando sobre sua aprovação para o exame escrito, a ser realizado no dia 13 de setembro, de 14h00-17h00 – HORÁRIO DE BRASÍLIA. O local exato do exame e instruções específicas para o dia do exame serão informados pela instituição parceira escolhida pelo candidato.

“Não aprovado para a Etapa 4”

· O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele não foi aprovado para as próximas etapas seletivas. Essa mensagem incluirá também o motivo da não-aprovação.

Importante: Antes da data do exame escrito, as instituições parceiras entrarão em contato com todos os seus candidatos (via fone, fax e/ou email) confirmando o local exato do exame. Caso isso não ocorra, o candidato deverá fazer contato com a sua instituição parceira.

Etapa 4 – 13 de setembro (entre 14h e 17h):

Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário –horário de Brasília.

Etapa 5 – até o dia 30 de setembro:

As instituições parceiras deverão:

· corrigir o exame escrito;

· aplicar o exame oral nos candidatos com as melhores pontuações (somados os pontos de todas as etapas anteriores);

· Fazer a visita à casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores;

· Definir quem são os seus semi-finalistas que participarão na competição nacional.

Etapa 6 – Até 18 de outubro:

O comitê de seleção da Embaixada/Consulados reune-se para fazer uma análise minuciosa do pacote completo dos semi-finalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores.

Etapa 7 – Até 25 de outubro:

A Embaixada dos EUA anuncia a lista dos selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2014.

Etapa 8 – Outubro/Novembro:

Os Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem em janeiro de 2014.

Etapa 9 – Dezembro:

Embaixada, Consulados e instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados Unidos.

Etapa 10 – 7 a 10 de janeiro de 2014:

Entrevista de visto e orientação pré-partida em Brasília.

Etapa 11 – 10 de janeiro a 1º de fevereiro de 2014:

Programa nos Estados Unidos.

Etapa 12 – 2 de fevereiro de 2014:

Chegada dos Jovens Embaixadores de volta ao Brasil.

Boris Verbisck

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)