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Inscrições para o Prêmio Gestão Escolar iniciam em fevereiro

Notícias MS/ Boris Valerio Verbisck - 30 de janeiro de 2012 - 08:58

Escolas já podem se preparar para o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2012 – ano base 2011. A publicação do edital e a abertura das inscrições estão previstas para a segunda quinzena de fevereiro. Poderão participar instituições de ensino de educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino médio integrado) das redes públicas estaduais e municipais de todo o país.

Nesta quarta-feira (25), os coordenadores e os responsáveis pela área pedagógica das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal estiveram reunidos no Consed, em Brasília, para definir os detalhes finais desta edição. “Além de estimular e reconhecer práticas de gestão exitosas, o prêmio tem o objetivo de fomentar a cultura de autoavaliação entre as escolas”, destacou a secretária executiva do Consed, Nilce Costa.

Ela também antecipou uma das novidades para 2012. As inscrições online, implementadas no ano passado, foram aperfeiçoadas. Pela internet, as escolas também irão encaminhar os dossiês – conjunto de formulários a serem preenchidos, documentos e fotos que demonstram o processo de gestão. A remessa do dossiê pelo correio continuará obrigatória, mas a disponibilidade em meio eletrônico irá facilitar o trabalho do gestor.

“A inserção de informações poderá ser feita na medida em que a escola reunir a documentação. Ao final, o próprio sistema vai organizar o dossiê para remessa já na ordem apropriada, incluindo itens como capa, sumário e anexos”, esclareceu Nilce Costa. “Antes, esta etapa do trabalho era manual, o que demandava mais tempo para concluir o dossiê”, completou a secretária executiva.

O Prêmio

O Gestão Escolar é um prêmio que estimula iniciativas exitosas na educação básica pública. Cada unidade da federação seleciona seu destaque estadual/distrital. Posteriormente, uma comissão formada por representantes dos parceiros do prêmio escolhe seis finalistas, que concorrem ao título de “Destaque Nacional”. Em todas as etapas, são avaliadas cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas.

A escola selecionada na etapa nacional recebe R$ 30 mil. As seis finalistas ganham R$ 10 mil cada uma. Já as escolas selecionadas como “Destaques Estaduais” recebem R$ 6 mil cada.

Por meio de uma parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, aos diretores da escolas escolhidas como destaque nos estados e no DF é oferecida uma viagem de intercâmbio, onde conhecem experiências de escolas públicas americanas.

Criado em 1998, o Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Roberto Marinho, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, do Instituto Unibanco, da Fundação Itaú Social, da Gerdau e da Fundação SM.

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