Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/05/2004 11:40

Inscrições para o ENEM começam amanhã

Mauricio Cardoso / Campo Grande News

Começa nesta segunda-feira, a primeira etapa das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2004. Até o dia 19 de maio, os estudantes que estão concluindo a 3ª série poderão se inscrever nas 22 mil escolas do país. A segunda etapa, de 24 a 29 de maio, é destinada aos alunos que já concluíram o ensino médio e as inscrições serão feitas nas agências dos correios. A sétima edição do Enem será realizada no dia 29 de agosto em 608 municípios brasileiros..

Aplicado pela primeira vez em 1998, o exame avalia as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes em 11 anos de escolarização básica. O Enem também é utilizado como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso na universidade. Atualmente, mais de 430 instituições públicas e privadas de ensino superior aceitam o resultado do Enem em seus vestibulares.

As Instituições utilizam os resultados do Enem de diferentes maneiras. Em alguns, contam ponto na primeira fase e em outras substituem a fase inicial. Há também aqueles que reservam vagas para os estudantes com as melhores médias e as que simplesmente substituíram seu vestibular pelo Enem.

No começo, o Enem enfrentou resistências dentro e fora das salas de aula. Alunos, professores, empresários do setor de ensino e vários segmentos da sociedade questionaram e eficiência e a necessidade de tal avaliação. Sua primeira edição contou com apenas 157 mil inscrições, número que subiu gradativamente até atingir a marca de 1,9 milhão de inscritos em 2003, com um índice de presença superior a 70%.

O Exame Nacional do Ensino Médio não é obrigatório e custa R$ 35,00. Ele é constituído por uma prova de múltipla escolha com 63 questões que envolvem domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de problemas, construção de argumentações e elaboração de propostas, e uma prova de redação.

A parte objetiva da prova é avaliada numa escala de 0 a 100 pontos, gerando uma nota global que corresponde à soma dos pontos atribuídos às questões acertadas. Além disso, será atribuída uma nota, também de 0 a 100, a cada uma das cinco competências avaliadas. Na redação, também haverá uma nota global de 0 a 100 e ela será desconsiderada se o participante fugir ao tema ou à estrutura solicitados.

Os alunos que estão cursando a 3ª série do ensino médio em escolas públicas terão isenção da taxa de inscrição, no valor de RS 35,00. A gratuidade também vale para os concluintes da Educação de Jovens e Adultos (AJA) e para estudantes carentes da rede privada de ensino, desde que a direção da escola forneça a declaração de carência. Os demais alunos de escolas privadas precisam efetuar o pagamento da taxa em qualquer agência dos Correios para efetivas suas inscrições.

Também serão aceitas inscrições pela Internet das 9h do dia 24 até as 21h do dia 27 de maio. Os interessados deverão acessar o endereço www.enem.inep.gov.br/inscricao, preencher a ficha, enviar os dados e verificar se a transferência foi efetuada por meio da mensagem de retorno. Em seguida, é necessário imprimir o boleto bancário, cujo pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária integrada ao Sistema Nacional de Compensação. Não haverá isenção de taxa nas inscrições feitas pela Internet.

Todas as escolas do país que possuem ensino médio já receberam o Kit do Enem, composto por cartaz, cartilha para o aluno, informativos para os professores, fichas de inscrição e um roteiro completo com todas as informações necessárias para efetuar as inscrições.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)