Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inscrições para leitorado em 13 países estão abertas

Adriana Franzin/ABr - 21 de abril de 2006 - 06:38

Com o objetivo de divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias estrangeiras, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, abriu inscrições para o processo de seleção que enviará professores a 13 países. As vagas são para a função de leitor.

Segundo a Capes, os candidatos aprovados terão direito à passagens aéreas, auxílio financeiro mensal e outros benefícios que variam de acordo com o país escolhido. O exercício de leitorado será de dois anos e poderá ser prorrogado por mais dois. A Capes informa que o candidato deverá se responsabilizar pela organização dos cursos e palestras que irá proferir.

Para se candidatar é preciso ter experiência no ensino de literatura e cultura brasileiras, de teoria literária e lingüística e de língua portuguesa do Brasil para estrangeiros. Os candidatos devem ainda ter fluência no idioma do país pretendido e ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os cargos disponíveis são para as universidades de Angola, Argentina, Canadá, Costa Rica, Dinamarca, Estados Unidos, França, Haiti, Hungria, Nigéria, Trinidad e Tobago, Panamá e República Tcheca.

As inscrições ficam abertas até o dia 17 de maio e podem ser solicitadas pelo correio eletrônico [email protected]. O edital está disponível no endereço eletrônico www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/Edital_LeitoradoExterior.pdf.

As informações são do Ministério da Educação

SIGA-NOS NO Google News