Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inscrições para FIES começam na segunda-feira, 10

Portal Terra - 08 de outubro de 2005 - 07:21

As inscrições para o processo seletivo de universitários interessados em ingressar no Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação, estarão abertas a partir do próximo dia 10 de outubro.

Antes disso, as instituições privadas de ensino superior precisam aderir ao programa, entre 3 e 9 de outubro. Neste ano, serão oferecidas 100 mil vagas para alunos matriculados nas instituições cadastradas, a maior oferta de vagas desde a criação do Fies, em 1999.

Com as novas contratações, serão 412.197 estudantes beneficiados, com aplicação de R$ 3,7 bilhões em recursos.

Neste ano, o desempenho do aluno valerá pontos para a classificação: quanto maior seu rendimento no período letivo concluído, melhor será sua classificação.

Criado em 1999, o Fies destina-se a estudantes sem condições para arcar com os custos de sua formação. Para receber o financiamento, o estudante deve estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior não gratuita cadastrada no programa. O curso deverá ter avaliação positiva do MEC e a qualidade do curso (estrutura, professores), avaliada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), também será levada em conta. Além disso, o estudante não pode ter sido previamente beneficiado nem pelo antigo PCE/Creduc, nem pelo Fies.

Os critérios de seleção dos estudantes levam em consideração o perfil sócio-econômico - renda, número de membros da família, condições de moradia e o nível de escolaridade do candidato e, ainda, a existência de doença grave ou outro estudante de faculdade paga no grupo familiar. Os cursos de licenciatura têm prioridade.

Têm mais chance de classificação os estudantes que tenham cursado pelo menos dois terços do Ensino Médio em escola pública e para aqueles candidatos que são professores de escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, das redes pública e privada.

Serviço
Como se inscrever:

- Adesão das IES (Instituições de Ensino Superior): 3/10 a 9/10.
- Inscrições de estudantes: 10/10 a 28/10, somente pela internet, no endereço http://fies.caixa.gov.br . As instituições de ensino devem fornecer acesso à Internet aos estudantes interessados.
- Horário para se inscrever: a partir das 9h do dia 10 de outubro até as 23h59 do dia 28 de outubro de 2005.
- Procedimento: preencher a ficha de inscrição, imprimir e entregar o protocolo em sua instituição de ensino para que a inscrição seja confirmada. A lista de inscritos já estará disponível para consulta a partir de 1º de novembro no site do Fies.


Mais informações: www.mec.gov.br e www.caixa.gov.br ou pelo telefone 0800-5740101 ou 6612-2600 (apenas para localidades com DDD 11).

SIGA-NOS NO Google News