Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física; veja

Ângela Trabbold - 11 de julho de 2006 - 10:13

Encerram-se no próximo dia 15 as inscrições para o cadastramento dos professores de escolas de ensino médio de todo o país, que desejarem que seus alunos participem da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), evento organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Depois de credenciados, os professores poderão inscrever quantos alunos de suas escolas quiserem, para a primeira fase da OBF, cujas provas serão realizadas no dia 12 de agosto.

No caso de Mato Grosso do Sul, a meta é ter pelo menos um estudante de cada escola do ensino médio na segunda etapa da olimpíada. “Além disso, gostaríamos que OBF constasse da programação das escolas do estado e que este evento tivesse uma atribuição de ‘imprescindível’ nas suas respectivas atividades curriculares”, diz Dorotéia de Fátima Bozano, coordenadora estadual do evento e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Na olimpíada do ano passado, o estado foi representado por 832 alunos de 84 escolas. Ao todo, Mato Grosso do Sul tem 406 colégios de ensino médio, nos quais estão matriculados 99.861 estudantes. Diante desses números, percebe-se que a participação das escolas e estudantes sul-mato-grossenses ainda é pequena na OBF. “A participação por parte das escolas ficou praticamente centralizada na cidade de Campo Grande”, explica Dorotéia.

Por isso, o objetivo agora é descentralizar e aumentar a participação. “Aqueles que já participam acreditam que a olimpíada é excelente para eles”, diz a coordenadora. “Deu para notar isso pelas conversas que tive com os participantes da OBF de 2005. Eles acreditam que aprendem muito mais sobre o tema e procuram ir atrás de materiais complementares para estudar de forma a serem bem sucedidos na competição.”

A OBF tem como objetivo usar a competição intelectual como veículo capaz de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Ela também serve de preparação para a Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês), que neste ano será em Cingapura e no ano que vem no Irã, e para a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que em 2006 acontecerá em Portugal e em 2007, na Argentina. Em 2005, participaram da OBF 45.625 alunos de 3.072 escolas de todo o país. O objetivo da SBF é que neste ano o número de estudantes cresça para pelo menos 80 mil.

Mais informações: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas ou na Coordenação Estadual, nos telefones: (67) 3345-7037 ou 3345-748

SIGA-NOS NO Google News