Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/07/2006 10:13

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física; veja

Ângela Trabbold

Encerram-se no próximo dia 15 as inscrições para o cadastramento dos professores de escolas de ensino médio de todo o país, que desejarem que seus alunos participem da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), evento organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Depois de credenciados, os professores poderão inscrever quantos alunos de suas escolas quiserem, para a primeira fase da OBF, cujas provas serão realizadas no dia 12 de agosto.

No caso de Mato Grosso do Sul, a meta é ter pelo menos um estudante de cada escola do ensino médio na segunda etapa da olimpíada. “Além disso, gostaríamos que OBF constasse da programação das escolas do estado e que este evento tivesse uma atribuição de ‘imprescindível’ nas suas respectivas atividades curriculares”, diz Dorotéia de Fátima Bozano, coordenadora estadual do evento e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Na olimpíada do ano passado, o estado foi representado por 832 alunos de 84 escolas. Ao todo, Mato Grosso do Sul tem 406 colégios de ensino médio, nos quais estão matriculados 99.861 estudantes. Diante desses números, percebe-se que a participação das escolas e estudantes sul-mato-grossenses ainda é pequena na OBF. “A participação por parte das escolas ficou praticamente centralizada na cidade de Campo Grande”, explica Dorotéia.

Por isso, o objetivo agora é descentralizar e aumentar a participação. “Aqueles que já participam acreditam que a olimpíada é excelente para eles”, diz a coordenadora. “Deu para notar isso pelas conversas que tive com os participantes da OBF de 2005. Eles acreditam que aprendem muito mais sobre o tema e procuram ir atrás de materiais complementares para estudar de forma a serem bem sucedidos na competição.”

A OBF tem como objetivo usar a competição intelectual como veículo capaz de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Ela também serve de preparação para a Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês), que neste ano será em Cingapura e no ano que vem no Irã, e para a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que em 2006 acontecerá em Portugal e em 2007, na Argentina. Em 2005, participaram da OBF 45.625 alunos de 3.072 escolas de todo o país. O objetivo da SBF é que neste ano o número de estudantes cresça para pelo menos 80 mil.

Mais informações: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas ou na Coordenação Estadual, nos telefones: (67) 3345-7037 ou 3345-748

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)