Cassilândia, Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020

Últimas Notícias

05/02/2020 14:30

Inscrições do Fies estão abertas; veja as possibilidades e as etapas a seguir

Correio do Estado

 

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam quarta-feira (5) e vão até o dia 12 deste mês. Este ano a oferta do programa é de 100 mil vagas, e as inscrições podem ser feitas pelo site do programa, a partir de um cadastro vinculado ao CPF. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o resultado da primeira pré-seleção do Fies será divulgado em 26 de fevereiro.

Existem duas modalidades de financiamento do atual modelo do Fies que possibilitam juro zero e uma escala que varia de acordo com a renda familiar do candidato. As vagas referentes a juro zero são destinada a estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. É preciso ter realizado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 e ter obtido pelo menos 450 pontos de nota média. Vale lembrar que o candidato não pode ter tirado zero na redação.

Outra modalidade: P-Fies

Para se encaixar nesta modalidade, o estudante precisa ter renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Diferente do Fies, quem analisa e se responsabiliza pelo contrato do financiamento são agentes financeiros. As exigências para se inscrever no P-Fies são as mesmas que o Fies: o estudante precisa atender aos mesmos critérios do Fies juro zero, com a nota mínima de 450 pontos nas provas do Enem e não ter zerado a redação.

Com a ressalva que são contemplados no Fies somente cursos no formato presencial, o programa não financia cursos no formato ensino a distância (EaD). E, mesmo no formato presencial, a oferta de vagas obedece a critérios estabelecidos pelo MEC, sendo priorizados, com 60% das oportunidades, cursos nas áreas de saúde, engenharia, computação e pedagogia.

Após a complementação da inscrição, o pré-selecionado no Fies e P-Fies tem prazo de cinco dias para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino, para análise de documentação. A partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, o candidato selecionado tem dez dias úteis para comparecer ao agente financeiro parceiro, e apresentar a documentação exigida e formalizar a contratação do financiamento.

Pagamento

Em ambas as modalidades o estudante começa a pagar a dívida contraída depois que se formar, de acordo com o contrato. A parcela devida é descontada na fonte. Caso ainda não tenha emprego e renda formal, o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo, de acordo com o regulamento do CG-Fies. Durante o curso, o estudante deve pagar apenas a parcela da mensalidade não incluída no financiamento e encargos operacionais ligados ao contrato, bem como um seguro de vida.

Segunda chance

Quem não for pré-selecionado, não se desespere, ainda pode ter uma segunda chance, ficando na lista de espera para caso de algum estudante não confirmar a inscrição da primeira chamada. A classificação é feita com base na nota do Enem, sendo dada preferência a quem nunca cursou nenhum curso superior. O candidato pode selecionar até três cursos de seu interesse que tenham vagas no Fies.

Bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade, também podem participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 28 de Fevereiro de 2020
10:00
Receita do Dia
Quinta, 27 de Fevereiro de 2020
10:00
Receita do Dia
Quarta, 26 de Fevereiro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)