Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inscrição: Prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2004

Assessoria MEC - 02 de maio de 2004 - 11:23

Professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental da rede pública poderão se inscrever, a partir do dia 5 de maio, para participar do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2004. Serão premiados os 20 professores que apresentarem as melhores experiências de êxito educacional. Os selecionados receberão diploma, troféu, viagem e estada em Brasília para a entrega do prêmio de R$ 5 mil. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Educação de cada estado, pessoalmente ou por meio dos Correios.


Cada trabalho deverá se basear numa experiência concreta, concluída ou em andamento, e deve conter a descrição da situação anterior à experiência, a fundamentação teórica, o objetivo e o desenvolvimento das ações, incluindo as tarefas solicitadas aos alunos, além da avaliação dos resultados, com as respectivas reflexões.


A avaliação será realizada pela comissão julgadora estadual, que selecionará três trabalhos por estado, e pela comissão julgadora nacional, que escolherá os 20 melhores trabalhos, dentre os selecionados pelas comissões estaduais. Se a comissão julgadora nacional julgar conveniente, poderá escolher mais um trabalho para ser contemplado com menção honrosa.


Qualidade – O Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, criado em 1995, está em sua nona edição e tem como objetivo valorizar o trabalho dos professores como principais agentes do processo de melhoria da qualidade do ensino fundamental. É promovido pelo Ministério da Educação e pela Fundação Bunge (antiga Fundação Santista) e coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.


Em sua sexta edição, o prêmio passou por algumas modificações estruturais, ampliando de 15 para 20 o número de professores premiados. No início, eram selecionados dois projetos por estado. Para dar maior oportunidade aos professores que objetivam uma educação de melhor qualidade, ficou decidido aumentar para três o número de selecionados por estado.


Uma das principais características do prêmio é a troca de informações sobre o conhecimento pedagógico. Nos dois dias que antecedem a festa de premiação, os professores participam de encontros e seminário onde relatam suas experiências a outros professores. Com isso, trabalhos inovadores com ações concretas para a melhoria do ensino-aprendizagem, não ficam restritos ao universo da escola. O prêmio é entregue em uma solenidade no Dia do Professor, 15 de outubro, com a presença do presidente da República.


Repórter: Elaina Daher

SIGA-NOS NO Google News