Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inscrição pode ser feita pela internet ou pelo PREVFone

AgPrev - 02 de junho de 2005 - 14:00

A pessoa que estiver fora do sistema previdenciário e quiser fazer sua inscrição no INSS não precisa comparecer a uma Agência da Previdência Social. Para se inscrever, basta acessar a página eletrônica da Previdência na internet (www.previdencia.gov.br) ou ligar para o PREVFone (0800 78 01 91). Ao fazer a inscrição, a pessoa terá sua renda garantida caso fique impedida de exercer suas atividades, seja por um tempo determinado ou definitivamente.

Para fazer a inscrição pela internet, o interessado deve acessar o endereço www.previdencia.gov.br e clicar na seção “Trabalhador sem Previdência”. Em seguida, deve escolher o item “Faça sua inscrição”. Para aqueles que não têm acesso à internet, a inscrição pode ser feita pelo PREVFone. O número é 0800 78 01 91 e a ligação é gratuita.

Em ambos os casos, para concluir a inscrição, é necessário ter em mãos os seguintes documentos: carteira de identidade, certidão de nascimento/casamento ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O número da Carteira de Trabalho é obrigatório em caso de inscrição de empregado doméstico. Já o CPF, é obrigatório em todos os casos.

Com a inscrição, o trabalhador terá a garantia de sua renda quando ele não puder trabalhar por causa de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou velhice. A Previdência Social mantém dez benefícios diferentes, incluindo aposentadorias, pensão por morte, salário-maternidade e auxílio-doença. Quando o trabalhador fica doente, é a Previdência Social que paga o seu salário até que ele recupere as condições de exercer suas atividades. A Previdência Social também é responsável pelo salário-maternidade nos 120 dias de licença-gestante das trabalhadoras.

Greve anterior - Durante a paralisação dos servidores do INSS no ano passado, a quantidade de inscrições feitas pela internet superou a quantidade de inscrições realizadas nas agências da Previdência Social. Historicamente, a quantidade de inscrições feitas pela internet totaliza cerca de 25% do total, enquanto as agências são responsáveis por cerca de 65%. As demais são realizadas pelo PREVFone. Durante a greve, a internet foi responsável por 48% das inscrições realizadas, enquanto, nas agências, o número reduziu para 45%.

Em 2004, a greve aconteceu nos meses de abril e maio e atingiu cerca de 18% das agências em todo o Brasil. (Thaisis Barboza)

SIGA-NOS NO Google News