Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inscrição para exame supletivo do ensino médio, hoje

06 de outubro de 2006 - 09:08

Com a finalidade de oferecer a jovens e adultos a conclusão dos ensinos fundamental e médio, a Secretaria de Estado de Educação (SED) abre inscrições para os primeiros exames supletivos por meio dos centros estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas), nos pólos de Campo Grande e Dourados. Os exames são destinados a compor a grade curricular das etapas do ensino fundamental e do ensino médio.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até hoje para o ensino médio e de 23 a 27 de outubro para o ensino fundamental, ambas nos períodos entre 7h30-11h30 e 13h30-17h30, nas centrais de matrículas de Campo Grande e Dourados (endereço ao final da matéria). Para a etapa do fundamental, a idade mínima exigida no ato da inscrição é de 15 anos e para o médio 18 anos.

Nas centrais de matrícula será necessário ao candidato preencher uma ficha, assinalando a etapa escolhida, os componentes curriculares pretendidos, bem como a opção de local de realização das provas, escolhido entre o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Professora Ignês de Lamônica Guimarães (Campo Grande) e o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados. À ficha deve ser anexada cópia de um documento de identificação pessoal e comprovante de residência. Não será permitido ao candidato efetuar inscrição para as duas etapas.

Os exames serão realizados conforme a capacidade de cada centro. As datas das provas ficaram definidas para os dias 26 de novembro (ensino médio) e 3 de dezembro (ensino fundamental), nos períodos matutino e vespertino, conforme edital.


Centros - Por uma deliberação do Conselho Estadual de Educação (CEE), nº 7.987, de janeiro de 2006, foi aprovada a criação dos centros estaduais de Educação de Jovens e Adultos em quatro municípios-pólo de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. Os dois primeiros já se encontram em funcionamento, enquanto os últimos estão em fase de aparelhamento, com atividades previstas para 2007.

Com equipes de professores para atendimento escolar e elaboração, aplicação e correção dos exames supletivos, os centros dispõem de aulas por disciplina sob a forma de grandes e pequenos grupos e individualmente nas “cabines de estudo”.

Incluídos no Plano de Trabalho para Credenciamento dos Ceejas-MS para a Realização dos Exames Supletivos (Deliberação nº 8.110 de julho de 2006), os primeiros exames, que ocorrerão ainda este ano, serão aplicados em caráter experimental, apenas nos pólos da Capital e de Dourados. Para o próximo ano, a meta é que seja estabelecido novo edital com calendário mensal de exames supletivos a serem realizados em todos os centros.


Serviço

Mais informações a respeito dos exames podem ser obtidas pelos telefones 3318-2333 (SED), 3341-4409 (Ceeja Campo Grande) e 3422-9753 e 3422-0783 (Ceeja Dourados). Para a inscrição, a Central de Matrículas de Campo Grande fica localizada na avenida Noroeste, 5.128, Centro, telefone 3314-1212. A Central de Matrículas de Dourados fica na rua Antônio Emílio de Figueiredo, 1.725, Centro, telefone 3422-7799.


Bianca Cegati - SED


SIGA-NOS NO Google News