Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

15/06/2004 15:34

Inscrição de estrangeiros para bolsas no Brasil até 30/6

Assessoria MEC

Termina no próximo dia 30 de junho as inscrições para bolsas de mestrado e doutorado no Brasil para estudantes estrangeiros dos 48 países com os quais mantém Acordo de Cooperação Cultural ou Educacional. O Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) é resultado de uma cooperação, assinada em 1983, entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O PEC-PG é direcionado a cidadãos de países em desenvolvimento e visa aumentar a qualificação de professores, pesquisadores e graduados do ensino superior em todas as áreas do conhecimento. É vedada a participação de brasileiros, ainda que binacionais, assim como de candidatos com pai ou mãe brasileiro.

Para participar é preciso morar no país de origem, não ter visto permanente no Brasil e apresentar Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. No caso de ex-bolsistas do PEC-PG, é necessário ter exercido atividades profissionais no país de origem por pelo menos 2 anos. O edital, a lista de países e o manual de inscrição estão publicados na página eletrônica da Capes. O candidato tem acesso aos dados por meio do aplicativo Oportunidades.

Documentação – Os candidatos têm que preencher os formulários constantes do manual, apresentar um plano de trabalho escrito em língua portuguesa e uma carta de aceitação emitida por instituição brasileira reconhecida pela Capes. Toda a documentação deve ser entregue pessoalmente, ou pelos Correios, na Embaixada do Brasil no país do candidato. Será levado em consideração o caráter técnico-científico do trabalho proposto, além da qualificação do candidato.

Os benefícios do programa são: bolsa de valor igual à do estudante brasileiro de pós-graduação no Brasil, isenção de taxas escolares e passagem aérea de retorno ao país. Não estão incluídos traslados e hospedagem ao bolsista selecionado. As bolsas de mestrado terão duração de 24 meses e as de doutorado, 48 meses.

A seleção final será feita até o final de outubro por consultores da Capes e do CNPq, e o resultado anunciado no dia 30 de novembro. O candidato selecionado será informado por via diplomática, pela Embaixada brasileira em seu país de origem, e pela página da Capes na internet. As atividades acadêmicas iniciam-se em março de 2005.

Repórter: Lígia Girão

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 22 de Novembro de 2017
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)