Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/06/2004 15:34

Inscrição de estrangeiros para bolsas no Brasil até 30/6

Assessoria MEC

Termina no próximo dia 30 de junho as inscrições para bolsas de mestrado e doutorado no Brasil para estudantes estrangeiros dos 48 países com os quais mantém Acordo de Cooperação Cultural ou Educacional. O Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) é resultado de uma cooperação, assinada em 1983, entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O PEC-PG é direcionado a cidadãos de países em desenvolvimento e visa aumentar a qualificação de professores, pesquisadores e graduados do ensino superior em todas as áreas do conhecimento. É vedada a participação de brasileiros, ainda que binacionais, assim como de candidatos com pai ou mãe brasileiro.

Para participar é preciso morar no país de origem, não ter visto permanente no Brasil e apresentar Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. No caso de ex-bolsistas do PEC-PG, é necessário ter exercido atividades profissionais no país de origem por pelo menos 2 anos. O edital, a lista de países e o manual de inscrição estão publicados na página eletrônica da Capes. O candidato tem acesso aos dados por meio do aplicativo Oportunidades.

Documentação – Os candidatos têm que preencher os formulários constantes do manual, apresentar um plano de trabalho escrito em língua portuguesa e uma carta de aceitação emitida por instituição brasileira reconhecida pela Capes. Toda a documentação deve ser entregue pessoalmente, ou pelos Correios, na Embaixada do Brasil no país do candidato. Será levado em consideração o caráter técnico-científico do trabalho proposto, além da qualificação do candidato.

Os benefícios do programa são: bolsa de valor igual à do estudante brasileiro de pós-graduação no Brasil, isenção de taxas escolares e passagem aérea de retorno ao país. Não estão incluídos traslados e hospedagem ao bolsista selecionado. As bolsas de mestrado terão duração de 24 meses e as de doutorado, 48 meses.

A seleção final será feita até o final de outubro por consultores da Capes e do CNPq, e o resultado anunciado no dia 30 de novembro. O candidato selecionado será informado por via diplomática, pela Embaixada brasileira em seu país de origem, e pela página da Capes na internet. As atividades acadêmicas iniciam-se em março de 2005.

Repórter: Lígia Girão

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)