Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Insatisfações profissionais podem gerar doenças

Agência do Rádio - 15 de janeiro de 2007 - 07:02

Chefe autoritário, escritório agitado, falta de perspectivas e poucos desafios são um prato cheio para comprometer a saúde de qualquer funcionário. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, os problemas psicossomáticos estão em segundo lugar na lista das doenças que mais atingem os trabalhadores. As principais reclamações são gastrite, alergias e enxaqueca. Segundo especialistas, é normal que problemas de saúde apareçam depois de crises de depressão ou estresse, pois corpo perde a imunidade e dá espaço a doenças. Para o psicólogo Mário César Ferreira, professor da Universidade de Brasília, o empregado deve manter uma atitude positiva e tentar resolver os problemas dentro do ambiente trabalho.

"Cada trabalhador ou trabalhadora deve enfrentar o seu ambiente e deve construir modos de mediação e de trabalhar que vá na origem dos conflitos. O indivíduo se tornar variável de ajuste e achar que ele sozinho vai resolver os seus problemas fora do trabalho, a literatura, os estudos científicos mostram claramente que esse não é o melhor caminho. Ele tem que enfrentar as condições de trabalho adversas. Se ele não fizer isso, passa a ser um forte candidato a ter um problema psicossomático."

Para que o organismo e a mente estejam preparados para enfrentar os aborrecimentos do dia-a-dia, é fundamental manter uma boa qualidade de vida. O segredo é dormir bem, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e cultivar bons relacionamentos dentro e fora do escritório.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News