Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inpe inaugura relógio de Sol equatorial em sua sede

Agência Brasil - 05 de agosto de 2004 - 16:41

Um relógio de Sol do modelo equatorial foi inaugurado ontem no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), como parte das comemorações do 43º aniversário do Instituto.

A leitura da hora é feita a partir da sombra do ponteiro, que aparece sempre paralela às marcações do relógio, durante todo o ano solar. Além da medida da hora solar real, o relógio possibilita também uma leitura da época do ano solar (informação sazonal).

As peças fundamentais do aparelho foram produzidas no setor de Mecânica e Desenho do INPE. Sua base e pavimento são revestidos por placas de granito. O anel (mostrador das horas) tem diâmetro de 1 metro, largura de 50 cm e espessura de 8 mm. As marcações das horas são gravadas em baixo relevo e igualmente espaçadas em 13,09 cm.

A haste cilíndrica (ponteiro) tem um comprimento de 1,5 metros e diâmetro de 2 cm. Há uma esfera de metal de 3 cm de diâmetro na extremidade superior do ponteiro. Uma esfera metálica de mesma dimensão é colocada na haste, exatamente no centro geométrico do anel, a fim fornecer a informação sazonal. O pavimento circular ilustrado tem diâmetro de 2 metros. (Ascom Inpe)


SIGA-NOS NO Google News