Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/08/2004 16:41

Inpe inaugura relógio de Sol equatorial em sua sede

Agência Brasil

Um relógio de Sol do modelo equatorial foi inaugurado ontem no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), como parte das comemorações do 43º aniversário do Instituto.

A leitura da hora é feita a partir da sombra do ponteiro, que aparece sempre paralela às marcações do relógio, durante todo o ano solar. Além da medida da hora solar real, o relógio possibilita também uma leitura da época do ano solar (informação sazonal).

As peças fundamentais do aparelho foram produzidas no setor de Mecânica e Desenho do INPE. Sua base e pavimento são revestidos por placas de granito. O anel (mostrador das horas) tem diâmetro de 1 metro, largura de 50 cm e espessura de 8 mm. As marcações das horas são gravadas em baixo relevo e igualmente espaçadas em 13,09 cm.

A haste cilíndrica (ponteiro) tem um comprimento de 1,5 metros e diâmetro de 2 cm. Há uma esfera de metal de 3 cm de diâmetro na extremidade superior do ponteiro. Uma esfera metálica de mesma dimensão é colocada na haste, exatamente no centro geométrico do anel, a fim fornecer a informação sazonal. O pavimento circular ilustrado tem diâmetro de 2 metros. (Ascom Inpe)


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)