Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inovação para visualizar a dor e entender suas causas

Gazeta Esportiva - 26 de maio de 2017 - 11:00

A dor é uma grande preocupação mundial. Ela é motivo de estudos de diversos profissionais da área da saúde para desenvolver tratamentos e diagnósticos específicos para cada caso. E se houvesse uma forma de visualizar a dor? Isto é possível através da Termografia infravermelha, feita a partir de uma câmera adaptada capaz de registrar as mudanças de temperatura provocadas por desequilíbrios corporais.

“A termografia infravermelha é um exame capaz de detectar inúmeras disfunções patológicas de grande importância preventiva ou de doenças já estabelecidas que podem estar relacionadas com o movimento ou não, além de auxiliar no tratamento, prognóstico e monitoramento terapêutico. Excelente método para visualizar a dor (aguda ou crônica) e entender a causa”, explica Franciele De Meneck, especialista em Termografia do Movimento pelo IBTM – Instituto Brasileiro de Termologia Médica.

É um exame totalmente seguro, sem contraste e sem radiação, tanto para gestantes, idosos ou crianças, pode ser repetido quantas vezes forem necessárias sem risco ou dor para o paciente, e não possui contra indicação.

Esta avaliação pode ser feita do ponto de vista do movimento pelo fisioterapeuta ou profissional da educação física, identificando sobrecargas, desvios posturais e prevenindo lesões, ou do ponto de vista médico, na identificação de lesões e doenças propriamente ditas. Também pode monitorar a evolução do tratamento proposto e guiar procedimentos terapêuticos.

Um pouco de história

Sistemas infravermelhos foram originalmente desenvolvidos nos anos 50 para uso militar pelos Estados Unidos para que as tropas identificassem inimigos durante a noite. Porém, nos tempos mais remotos da história, Hipócrates, antigo médico grego, já identificava patologias nos órgãos através das diferenças em temperatura. Ele colocava barro no corpo da pessoa e observava onde secava mais rápido.

O primeiro uso diagnóstico da termografia foi em 1957, quando o Dr Ray Lawson descobriu a diferença de temperatura na pele de uma mama com tecido normal e uma com câncer. Em 1990, um software mais avançado foi colocado nas câmeras, proporcionando grande progresso na exatidão e análise das imagens.

Sobre a LifeSquare

A LifeSquare busca promover a qualidade de vida das pessoas, ampliar a performance física e participar como aliado no desenvolvimento das habilidades físicas. Apresenta uma equipe de profissionais capacitados e acostumados a trabalhar com os principais atletas, de diversas modalidades esportivas do País, além de uma estrutura especializada com um completo centro de treinamento e avaliação, independente do objetivo de cada um. A LifeSquare tem um conceito de prática de esporte saudável, independente de atender um atleta profissional, amador ou alguém em busca de qualidade de vida.

SIGA-NOS NO Google News