Cassilândia, Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

15/08/2017 14:47

Inovação MS: Cidadão pode entrar com ação judicial nos Juizados pela internet

TJMS
Inovação MS: Cidadão  pode entrar com ação judicial nos Juizados pela internet

O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul mais uma vez inova e traz uma ferramenta tecnológica para facilitar a vida dos cidadãos. A partir desta segunda-feira (14), qualquer pessoa tem a possibilidade de entrar com uma ação judicial pela internet, de qualquer lugar, e para o foro desejado. É o Peticionamento Eletrônico de Pessoa Física para processos que tramitam no Juizado Especial. A iniciativa é do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, sob a supervisão do Des. Paschoal Carmello Leandro.

A nova funcionalidade do sistema e-SAJ foi normatizada pela Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS, pelo Provimento nº 140/2016. Para peticionar eletronicamente, a parte deverá possuir certificado digital válido, da cadeia ICP-Brasil, atendendo aos requisitos contidas nos Provimentos 70/2012 e 305/2014 e demais atos normativos disciplinadores do processo eletrônico e do acesso ao sistema e-SAJ.

A funcionalidade está disponível apenas para processos de competência dos Juizados Especiais e, por isso, as causas não podem exceder a 20 salários-mínimos, já que a Lei 9.099/95, que disciplina os Juizados Especiais, permite que, nestes tipos causas, de menor valor, as partes possam comparecer sem a presença de um advogado. Além de poder peticionar sem ir a um prédio da Justiça, a novidade possibilita, ainda, a consulta e a visualização dos processos no e-SAJ.

As vantagens serão inúmeras, especialmente porque passará a ser desnecessário o deslocamento das partes até o Juizado e o acesso às informações dos processos será facilitado, além de se eliminar o uso do papel desde a propositura da ação, contribuindo para um meio ambiente equilibrado e sustentável.

Confira como fazer para utilizar a nova funcionalidade clicando aqui

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 24 de Setembro de 2017
18:01
Município suspende aulas
11:00
Mundo fitness
10:00
Receita do dia
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)