Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inocência, Nova Andradina e Ladário têm nota máxima em transparência

Mayara Bueno, Campo Grande News - 17 de maio de 2017 - 15:12

Inocência, Nova Andradina e Ladário têm nota máxima em transparência

A terceira edição da pesquisa da Escala Brasil Transparente colocou os portais da transparência de Inocência, Ladário e Nova Andradina em primeiro lugar entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, todos com nota 10. Em último lugar, dez cidades com pontuação zero.

Conforme o levantamento, o ranking mede o nível de cumprimento da LAI (Lei de Acesso à Informação). A nota é resultado da resposta sobre disponibilização de dados da gestão pública, licitações, gastos públicos, receitas, contratos, entre outros.

Nova Andradina, Inocência e Ladário também integram a relação de 67 cidades com nota máxima entre os municípios do País.

Das cidades do Estado, 21 pontuaram pouco menos de dois pontos, das quais 10 receberam ficaram com zero. São elas: Antônio João, Batayporã, Bonito, Dourados, Glória de Dourados, Iguatemi, Laguna Carapã, Mundo Novo, Porto Murtinho e Sonora.

Depois dos três municípios com nota 10, estão Corumbá (9,72), Dois Irmãos do Buriti, Naviraí e Rio Brilhante, as três com 9,58. Ao consultar o site de Bonito, por exemplo, a mensagem é de que a página não existe ou foi movida temporariamente.

A ficha técnica com as perguntas básicas foram, conforme o levantamento, se foi localizada a regulamentação da LAI, se existe a previsão para autoridades classificarem informações quanto ao grau de sigilo.

Também se existe previsão de responsabilização do servidor em caso de negativa de informações, se no site existe a indicação quanto à existência de um sistema de atendimento presencial, se os pedidos foram respondido no prazo e se respondido em conformidade com o que foi solicitado

Estado – No mesmo ranking, o Portal da Transparência do Governo de Mato Grosso do Sul recebeu nota 10. Ano passado, a mesma pesquisa apontou o Estado com a mesma nota. Antes disso, no Portal da Transparência anterior, o site chegou a receber 1,4 de nota. O levantamento foi realizado entre junho e dezembro de 2016. Campo Grande ficou com 7,63, 19º posição, depois de figurar em último em pesquisa anterio

SIGA-NOS NO Google News