Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

17/05/2017 15:12

Inocência, Nova Andradina e Ladário têm nota máxima em transparência

Mayara Bueno, Campo Grande News
Inocência, Nova Andradina e Ladário têm nota máxima em transparência

 

A terceira edição da pesquisa da Escala Brasil Transparente colocou os portais da transparência de Inocência, Ladário e Nova Andradina em primeiro lugar entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, todos com nota 10. Em último lugar, dez cidades com pontuação zero.

Conforme o levantamento, o ranking mede o nível de cumprimento da LAI (Lei de Acesso à Informação). A nota é resultado da resposta sobre disponibilização de dados da gestão pública, licitações, gastos públicos, receitas, contratos, entre outros.

Nova Andradina, Inocência e Ladário também integram a relação de 67 cidades com nota máxima entre os municípios do País.

Das cidades do Estado, 21 pontuaram pouco menos de dois pontos, das quais 10 receberam ficaram com zero. São elas: Antônio João, Batayporã, Bonito, Dourados, Glória de Dourados, Iguatemi, Laguna Carapã, Mundo Novo, Porto Murtinho e Sonora.

Depois dos três municípios com nota 10, estão Corumbá (9,72), Dois Irmãos do Buriti, Naviraí e Rio Brilhante, as três com 9,58. Ao consultar o site de Bonito, por exemplo, a mensagem é de que a página não existe ou foi movida temporariamente.

A ficha técnica com as perguntas básicas foram, conforme o levantamento, se foi localizada a regulamentação da LAI, se existe a previsão para autoridades classificarem informações quanto ao grau de sigilo.

Também se existe previsão de responsabilização do servidor em caso de negativa de informações, se no site existe a indicação quanto à existência de um sistema de atendimento presencial, se os pedidos foram respondido no prazo e se respondido em conformidade com o que foi solicitado

Estado – No mesmo ranking, o Portal da Transparência do Governo de Mato Grosso do Sul recebeu nota 10. Ano passado, a mesma pesquisa apontou o Estado com a mesma nota. Antes disso, no Portal da Transparência anterior, o site chegou a receber 1,4 de nota. O levantamento foi realizado entre junho e dezembro de 2016. Campo Grande ficou com 7,63, 19º posição, depois de figurar em último em pesquisa anterio

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 19 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)