Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inmetro vai emitir selo de qualidade para a cachaça

Aline Beckestein/ABr - 05 de novembro de 2005 - 17:21

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) já concedeu o primeiro selo de conformidade a uma marca de cachaça brasileira, a Triumpho, de Pernambuco, que está começando a ser distribuída no mercado com a nova certificação. Outras três marcas também podem vir a receber o selo nos próximos meses, segundo informações do Instituto.

De acordo com o Gerente de Avaliação do Inmetro, Gustavo Kuster, esse selo serve para garantir que a marca da cachaça preenche requisitos de composição química e condições de fabricação que levam em conta fatores como higiene na produção e respeito ao meio ambiente e à legislação trabalhista. Ele enfatizou que a certificação não é obrigatória, mas serve para garantir uma maior qualidade ao produto.

"Não é que a cachaça seja mais gostosa. A vantagem é que as marcas certificadas terão um teor menor de substâncias nocivas à saúde, como é o caso do carbamato de etila, que pode provocar câncer. Também vão ser feitas auditorias para verificar se não existe uso de mão-de-obra escrava ou infantil, além de se avaliar a proteção ambiental nos locais produtores da cachaça", afirma o gerente o Inmetro.

Gustavo Kuster informou que o trabalho de certificação começou em junho deste ano. Segundo ele, o número de marcas certificadas deverá crescer bastante à medida em que o instituto credenciar novos organismos para fazerem esse trabalho (certificação), que garante o selo do Inmetro. Atualmente, apenas o Ibametro já foi credenciado pelo instituto e três outros organismos estão em fase de avaliação.

SIGA-NOS NO Google News