Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/11/2005 17:21

Inmetro vai emitir selo de qualidade para a cachaça

Aline Beckestein/ABr

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) já concedeu o primeiro selo de conformidade a uma marca de cachaça brasileira, a Triumpho, de Pernambuco, que está começando a ser distribuída no mercado com a nova certificação. Outras três marcas também podem vir a receber o selo nos próximos meses, segundo informações do Instituto.

De acordo com o Gerente de Avaliação do Inmetro, Gustavo Kuster, esse selo serve para garantir que a marca da cachaça preenche requisitos de composição química e condições de fabricação que levam em conta fatores como higiene na produção e respeito ao meio ambiente e à legislação trabalhista. Ele enfatizou que a certificação não é obrigatória, mas serve para garantir uma maior qualidade ao produto.

"Não é que a cachaça seja mais gostosa. A vantagem é que as marcas certificadas terão um teor menor de substâncias nocivas à saúde, como é o caso do carbamato de etila, que pode provocar câncer. Também vão ser feitas auditorias para verificar se não existe uso de mão-de-obra escrava ou infantil, além de se avaliar a proteção ambiental nos locais produtores da cachaça", afirma o gerente o Inmetro.

Gustavo Kuster informou que o trabalho de certificação começou em junho deste ano. Segundo ele, o número de marcas certificadas deverá crescer bastante à medida em que o instituto credenciar novos organismos para fazerem esse trabalho (certificação), que garante o selo do Inmetro. Atualmente, apenas o Ibametro já foi credenciado pelo instituto e três outros organismos estão em fase de avaliação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)