Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inmetro divulga resultado da operação volta às aulas

Inmetro - 28 de janeiro de 2009 - 15:30

Nesta quarta-feira 28 a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso Sul (AEM MS), órgão delegado do Inmetro divulga o resultado da Operação Especial Volta às Aulas, que ocorreu de 12 a 23 de janeiro. Foram visitados 20 estabelecimentos, coletados 190 produtos de diferentes marcas e foram reprovados 05 produtos, por erro quantitativo e 04 por erro formal.


O erro quantitativo é o erro que o produto apresenta na sua quantidade (massa, volume e dimensional) acima do erro máximo tolerado pelas portarias do Inmetro. Já o erro formal, é o erro que o produto apresenta nas informações obrigatórias em relação ao sistema de internacional de unidades. "Os produtos reprovados serão autuados e os fabricantes terão o prazo de 10 dias para apresentarem a defesa das irregularidades encontradas", explicou o diretor técnico Sérgio Maia.

Foram coletados pelos fiscais, cadernos, clipes, papel A4, massa de modelar, grampos, lápis de cor, cola branca e outros produtos existentes no mercado. "O objetivo desta operação é propiciar ao consumidor um grau de confiança em relação à quantidade do produto declarado na embalagem pelos fabricantes" afirmou o diretor presidente da AEM MS Ademir Osiro.

Os produtos coletados dos estabelecimentos para exames nos laboratórios AEM MS não implicam em prejuízo para os comerciantes, considerando que os mesmos recebem o termo de retirada dos produtos e com o documento federal em mãos vão até o representante para serem ressarcidos.

SIGA-NOS NO Google News