Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/08/2010 09:05

Inmetro dá dicas sobre botijão de gás

AEM/MS

A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), recomenda dicas ao consumidor para adquirir o Botijão de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e a instalação do mesmo.

O Diretor Presidente da AEM/MS, Sérgio Maia, explica que o botijão de cozinha ou botijão de gás é um produto de certificação compulsória, ou seja, deve apresentar obrigatoriamente o selo do Inmetro. Por isso, no momento da compra, é importante verificar se o produto possui a marca de certificação. “Algumas recomendações são importantes, como adquirir o botijão somente em distribuidoras, revendedores autorizados ou caminhões das próprias empresas e jamais comprar o produto amassado, com alças soltas ou enferrujado, pois podem acontecer vazamentos e até explosões”, sugere Sérgio Maia.

Não é recomendado guardar o botijão em local fechado e sem ventilação, como armários, gabinetes, vãos de escada, embaixo da pia, porões, etc.

O botijão deve ficar longe de tomadas, interruptores, instalações elétricas e ralos.

O Presidente explica que nunca a mangueira deve ser passada por trás do fogão.

Se a entrada do fogão precisa ser modificada, é preciso chamar a assistência técnica do fabricante ou uma pessoa credenciada para o serviço.

A AEM/MS lembra que o consumidor deve exigir botijões com lacre e com rótulos de instruções. Sérgio Maia ressalta que antes de trocar o botijão, é necessário verificar se todos os botões dos queimadores estão desligados e se o local está bem ventilado e livre de qualquer tipo de fogo. “Depois de instalar o botijão é recomendado guardar o lacre, porque é o comprovante de quem engarrafou o gás. Não se pode deitar e nem virar o botijão para saber se todo o gás foi utilizado e nem aquecer, porque esses procedimentos podem causar acidentes”, diz Sérgio Maia.

Instalação - Use sempre o regulador de pressão (registro) com a inscrição NBR 8473 em relevo. Troque o regulador a cada cinco anos ou quando apresentar defeito. Use sempre a mangueira correta, com uma \"malha\" transparente e com uma tarja amarela, onde aparece a inscrição NBR 8613, o prazo de validade e o número do lote. Ao instalar o regulador, gire a \"borboleta\" para a direita, até ficar firme. Nunca utilize ferramentas.

A mangueira deve ser fixada no regulador com braçadeiras apropriadas. Nunca com arames ou fitas. Para sua segurança nunca instale qualquer acessório no botijão, além do regulador de pressão e da mangueira. Após a instalação, confira se há vazamento usando apenas espuma de sabão. Se houver vazamento, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, leve o botijão para local bem ventilado e chame a empresa que entregou o gás.

Conforme o Presidente, a AEM/MS fiscaliza os locais onde o gás é engarrafado. Todo botijão deve pesar 13 kg (de gás).

Ouvidoria - Caso o consumidor desconfie de algum problema no botijão de gás pode denunciar por meio da ouvidoria do Inmetro: 0800 67 52 20 ou e-mail ouvidoria@aem.ms.gov.br. Após a denúncia, os fiscais da AEM/MS vão até a engarrafadora realizar a fiscalização.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)