Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inmetro dá dicas sobre botijão de gás

AEM/MS - 29 de agosto de 2010 - 09:05

A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), recomenda dicas ao consumidor para adquirir o Botijão de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e a instalação do mesmo.

O Diretor Presidente da AEM/MS, Sérgio Maia, explica que o botijão de cozinha ou botijão de gás é um produto de certificação compulsória, ou seja, deve apresentar obrigatoriamente o selo do Inmetro. Por isso, no momento da compra, é importante verificar se o produto possui a marca de certificação. “Algumas recomendações são importantes, como adquirir o botijão somente em distribuidoras, revendedores autorizados ou caminhões das próprias empresas e jamais comprar o produto amassado, com alças soltas ou enferrujado, pois podem acontecer vazamentos e até explosões”, sugere Sérgio Maia.

Não é recomendado guardar o botijão em local fechado e sem ventilação, como armários, gabinetes, vãos de escada, embaixo da pia, porões, etc.

O botijão deve ficar longe de tomadas, interruptores, instalações elétricas e ralos.

O Presidente explica que nunca a mangueira deve ser passada por trás do fogão.

Se a entrada do fogão precisa ser modificada, é preciso chamar a assistência técnica do fabricante ou uma pessoa credenciada para o serviço.

A AEM/MS lembra que o consumidor deve exigir botijões com lacre e com rótulos de instruções. Sérgio Maia ressalta que antes de trocar o botijão, é necessário verificar se todos os botões dos queimadores estão desligados e se o local está bem ventilado e livre de qualquer tipo de fogo. “Depois de instalar o botijão é recomendado guardar o lacre, porque é o comprovante de quem engarrafou o gás. Não se pode deitar e nem virar o botijão para saber se todo o gás foi utilizado e nem aquecer, porque esses procedimentos podem causar acidentes”, diz Sérgio Maia.

Instalação - Use sempre o regulador de pressão (registro) com a inscrição NBR 8473 em relevo. Troque o regulador a cada cinco anos ou quando apresentar defeito. Use sempre a mangueira correta, com uma \"malha\" transparente e com uma tarja amarela, onde aparece a inscrição NBR 8613, o prazo de validade e o número do lote. Ao instalar o regulador, gire a \"borboleta\" para a direita, até ficar firme. Nunca utilize ferramentas.

A mangueira deve ser fixada no regulador com braçadeiras apropriadas. Nunca com arames ou fitas. Para sua segurança nunca instale qualquer acessório no botijão, além do regulador de pressão e da mangueira. Após a instalação, confira se há vazamento usando apenas espuma de sabão. Se houver vazamento, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, leve o botijão para local bem ventilado e chame a empresa que entregou o gás.

Conforme o Presidente, a AEM/MS fiscaliza os locais onde o gás é engarrafado. Todo botijão deve pesar 13 kg (de gás).

Ouvidoria - Caso o consumidor desconfie de algum problema no botijão de gás pode denunciar por meio da ouvidoria do Inmetro: 0800 67 52 20 ou e-mail [email protected]. Após a denúncia, os fiscais da AEM/MS vão até a engarrafadora realizar a fiscalização.

SIGA-NOS NO Google News