Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inmet publica previsão trimestral do clima

Ministério da Agricultura - 22 de fevereiro de 2011 - 18:06

Brasília (22/02/2011) - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou na segunda-feira, 21 de fevereiro, a Previsão Climática Trimestral em parceria com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE). O relatório analisa o acumulado de chuvas e a temperatura esperada para os próximos três meses em cada ponto do país.

O volume de precipitação e a temperatura de cada região podem ser classificados de acordo com três possibilidades: normal, acima ou abaixo da média histórica do local. A média em questão, denominada normal climatológica, corresponde às observações atmosféricas contínuas de uma localidade em um período de 30 anos.

Para o período entre março e maio de 2011, o Prognóstico Climático Trimestral prevê acúmulo de chuva acima da média para o centro-norte da região Norte e litoral da região Sul. Para o oeste da região Sul, contudo, o nível de chuvas esperado deve ser abaixo da média histórica.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a precipitação será próxima da que normalmente ocorre nessa época do ano. No norte do Nordeste, as chuvas oscilam entre normal e acima da média esperadas.

O relatório do Inmet prevê, ainda, temperaturas acima da média no setor central do país e abaixo do esperado no centro-sul da região Sul. No norte da região Norte, o nível da temperatura será próximo à normal.

Para chegar a essa conclusão, a previsão de clima abrange um número maior de dados e eventos se comparada a uma previsão do tempo, que leva em consideração apenas as condições atmosféricas momentâneas de uma região. O clima é uma média das observações diárias de cada local em determinado período do ano. O relatório ressalta ainda que pode haver irregularidade na distribuição das chuvas no decorrer do trimestre. (Da Redação, com informações do Inmet)



SIGA-NOS NO Google News