Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Início da primavera muda incidência de chuvas

Luana Lourenço/ABr - 22 de setembro de 2008 - 12:50

Brasília - A primavera começa hoje (22) no Hemisfério Sul, às 12h44. A chegada da nova estação trará mudanças na incidência de chuvas e na variação de temperaturas na maior parte do Brasil, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Conhecida como Estação das Flores, a primavera marca a transição entre a estação seca e a temporada de chuvas nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste. O aumento do calor e da umidade provoca o início das pancadas de chuva no fim da tarde ou à noite. O Cptec alerta, inclusive, para a possibilidade de raios, ventos fortes e queda de granizo.

Na Região Sul, a alteração nos totais mensais de chuvas será menor. No entanto, segundo o Cptec, a mudança de estação aumenta a ocorrência de raios e de “complexos convectivos”, que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos.

Durante os meses da primavera, a maior parte da Região Nordeste encontra-se na estação seca, exceto no sul dos estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. Já no centro-sul da Região Norte, o período chuvoso começa nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoadas.

De acordo com o Cptec, na primavera as temperaturas aumentam gradativamente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na região central do país, as temperaturas máximas podem atingir números muito elevados por causa da forte radiação solar e da maior freqüência de dias com céu claro. O Norte e o Nordeste sofrerão pouca variação de temperatura.

A primavera se estenderá até o dia 21 de dezembro, quando começa o verão no hemisfério.


SIGA-NOS NO Google News