Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: iniciar na academia - um guia prático para começar a treinar

Mundo Fitness

Hora do Treino - 12 de janeiro de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: iniciar na academia - um guia prático para começar a treinar

Que tal um guia para iniciar na academia? Pessoas com ou sem experiência no quesito “treino” procuram uma solução para ficar em forma para o verão. Se você se encaixa no perfil do novo aluno que nunca treinou, este post serve como um guia para ajudá-lo nessa nova trajetória. Se você já treina, indique o artigo: talvez ajude um amigo ou conhecido.

Para deixar o sedentarismo de lado, muitas pessoas podem não saber qual o primeiro passo. Vou mostrar-los a seguir e dar algumas dicas para você iniciar na academia.

O que é preciso para iniciar na academia?

Exame médico
Antes de iniciar qualquer atividade física, a primeira orientação é examinar seu estado de saúde, pois ao praticar qualquer exercício você irá forçar o seu limite. Se houver alguma restrição avise seu professor para não correr riscos. Lembre-se de que o exame médico apenas indicará o treino mais apropriado.

Onde treinar
Existem várias opções. As academias – atualmente uma a cada esquina-, parques, praças ou no próprio condomínio. Para esses três últimos, o mais indicado é a contratação de um personal trainer para acompanhá-lo.inicio na academia

Treinar em todos esses locais pode ajudar a alcançar seu objetivo. Alguns locais são mais propícios que outros, dependendo de sua meta. Se o resultado desejado for hipertrofia, um parque ou uma praça não serão os mais aconselháveis. Para escolher uma boa academia, releia aqui no HdT algumas dicas.

Avaliação física: Tem como o principal objetivo mapear a sua atual condição física e avalia indicadores como resistência, força, flexibilidade, postura, frequência de treino entre outros.

Com o resultado em mãos, seu professor se embasará para montar a periodização do seu treinamento e você poderá ver sua evolução refazendo a avaliação depois de um período.

Alimentação
Busque adequar sua alimentação com o objetivo do seu treino, a distância entre você e seu objetivo irá diminuir com essa atitude. Procure um nutricionista, tenha disciplina e força de vontade!

Objetos de treino
Um tênis apropriado para sua pisada, frequencímetro, cronômetro, roupas adequadas, aplicativo para corrida (se for essa a atividade escolhida) e garrafa d’água (famosos squeezes), são alguns exemplos de instrumentos que você precisará para treinar, claro que a necessidade varia com o local e o treino. Consulte sempre seu professor.começar academia

No treino
O primeiro treino, que chamamos de treino de adaptação, é muito tranquilo, e consiste no preparo da estrutura corporal para etapas mais avançadas. O treino se divide em aquecimento, parte principal e alongamento/relaxamento.

Foco no objetivo
Cada pessoa tem um objetivo diferente: emagrecimento, definição, hipertrofia, resistência muscular para citar alguns.

O desenvolvimento de um treino apropriado para cada objetivo o fará alcançar sua meta da forma mais eficiente.

Aulas
As academias são recheadas de aulas como bike indoor, jump, glúteo… não é recomendado já iniciar fazendo aula. Mas se você quiser conhecer avise o professor que é o seu primeiro dia.

Muitas pessoas que estão acima do peso acham que precisam emagrecer primeiro para iniciar na academia, muitas vezes por vergonha ou por não se sentirem a vontade, mas estão enganados, treinar irá ajuda-lo a emagrecer com mais saúde e segurança. Esqueça as outras pessoas um dia elas também tiveram o primeiro dia de academia.

Mas o mais importante é vontade e querer criar esse hábito novo. Comprar roupas de treino, se inscrever em uma academia não vai adiantar nada se você não quiser ir.

Preparado? Agora que você sabe o que fazer para iniciar na academia, comece a se mover!

Gostou? Compartilhe e…

Bom Treino

SIGA-NOS NO Google News