Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inicia hoje a Olimpíada de Matemática em todo o país

Shislaine Vieira/Campo Grande News - 16 de agosto de 2005 - 08:16

A 1ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) inicia nesta terça-feira as provas de sua etapa inicial em todo o território nacional. Em Mato Grosso do Sul, 613 escolas estão participando, sendo 334 da rede estadual de ensino.
As provas serão únicas para todas as regiões do País. O grau de dificuldade será diferenciado, levando em consideração três níveis: 5ª e 6ª séries, 7ª e 8ª séries e ensino médio. Mais de 220 mil estudantes, sendo 160.408 de unidades estaduais, prestarão provas em Mato Grosso do Sul. Eles foram inscritos pelas escolas no mês de maio, deste ano.
A OBMEP é desenvolvida por uma parceira entre os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, além do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e a Sociedade Brasileira de Matemática. A olimpíada pretende descobrir crianças e jovens talentosos, promover o estímulo ao estudo da matemática e a inclusão social e científica dos mais de 10 milhões de alunos inscritos no projeto em todo o Brasil.
De acordo com a Agência Popular de Notícias, a premiação será medalhas de ouro, prata e bronze, menções honrosas e, entre os premiados, serão selecionados dois mil alunos que vão receber, durante um ano, programa de aperfeiçoamento com bolsa do tipo iniciação cientifica júnior do CNPq (CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Para os docentes de matemática, serão oferecidos programas de aperfeiçoamento de 15 dias. Uma escola de cada estado brasileiro receberá, além de menções honrosas, laboratórios de informática. Cinco escolas de cinco municípios, um de cada região do País, irão ser contempladas com construções de quadras esportivas.
A próxima fase da Olimpíada, que será em 8 de outubro, cada escola indicará os 5% de alunos com melhor desempenho nesta primeira etapa. Eles irão prestar provas discursivas em locais que ainda serão divulgados. Mais informações sobre a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas www.obmep.org.br.

SIGA-NOS NO Google News