Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Informações desencontradas prejudicam Sisbov

Famasul Noticias - 13 de dezembro de 2004 - 14:40

A Associação afirma que em virtude das repercussões negativas causadas pela divulgação de interpretações ambíguas sobre o funcionamento do Sisbov, já possível perceber uma importante queda na adesão ao sistema "colocando em risco os investimentos e mais de cinco mil pessoas que trabalham com rastreabilidade", diz nota da Acerta.

A confusão começou no dia 2, quando o Ministério da Agricultura (Mapa) divulgou uma notícia informando que deveria discutir com a bancada ruralista e membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina a proposta de adesão voluntária dos pecuaristas ao Sistema.

Confira a íntegra dos esclarecimentos divulgados pela Acerta – Fontes não declaradas despejaram boatos no mercado, afirmando que o pecuarista não mais deverá contratar empresas de certificação para cadastrar o rebanho no Sisbov. A informação é totalmente improcedente.

– O Sisbov continua operante e todos os pecuaristas que desejarem aderir ao Sistema devem contratar uma das empresas credenciadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) para cadastrar seu rebanho. – As empresas credenciadas pelo Mapa e associadas da Acerta estão plenamente equipadas e capacitadas para executarem as atividades de rastreabilidade e certificação agropecuária.

– Qualquer alteração no Sistema Normativo de Rastreabilidade e Certificação será efetuado dentro de critérios técnicos, tendo em vista que uma decisão inconsequente poderá acarretar distorções de procedimentos legais e riscos comerciais ao nosso País. – As propostas de ajustes no Sisbov serão avaliadas no Grupo de Trabalho da Câmara Setorial da Carne, a partir de 14/12. O GT contará com a participação da Acerta para dirimir dúvidas técnicas e para subsidiar com informações e esclarecimentos sobre conceitos, especificações, normatizações e aspectos éticos.

Em janeiro de 2003, 27 empresas de rastreabilidade e certificação uniram-se em torno da Acerta para promover a melhoria dos serviços. Neste período foram investidos cerca de R$ 23 milhões em infra-estrutura e capacitação profissional. A Acerta estima que o segmento incorporou um verdadeiro batalhão de técnicos, onde mais de 3.400 profissionais estão envolvidos no processo de extensão rural. Até o momento, o setor responde por mais de 90 mil propriedades inscritas no Sisbov e pelo cadastro nacional de 36 milhões de cabeças e outras 11 milhões em processamento.


Autor:
Canal Rural

SIGA-NOS NO Google News