Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Influência alimentar na formação e saúde dos dentes

Rg Nutri - 26 de abril de 2016 - 13:00

Para uma boa saúde dentária é importante, além dos cuidados relacionados à higiene, uma alimentação cuidadosa, que ajuda a formação dentária, protege os dentes de cáries e mantém a gengiva saudável.

Particularmente importante são o cálcio, que ajuda a formar dentes e ossos saudáveis, e a vitamina D, que o organismo usa para absorver o cálcio. A utilização dessa vitamina é potencializada através dos raios solares, por isso é fundamental a exposição da criança ao sol. Além do cálcio, os minerais necessários para a formação do esmalte dentário são o fósforo (presente em grande quantidade na carne, peixe e ovos) e o magnésio (encontrado nos cereais integrais, na beterraba, no espinafre e na banana). As frutas e vegetais cor de laranja e as hortaliças verde-escuras são boa fonte de beta-caroteno que também ajudam a construir ossos e dentes fortes.

ALIMENTOS IMPORTANTES

Alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo, folhas verdes. Vegetais variados, pelas vitaminas A e C e pela mastigação, que garantem gengivas saudáveis;

DEVE-SE CONSUMIR MODERADAMENTE:

Alimentos pegajosos que se alojam entre os dentes e doces em geral.

SIGA-NOS NO Google News