Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inflação no primeiro bimestre deve subir, diz Copom

Agência Brasil/ Yara Aquino - 26 de janeiro de 2006 - 14:23

Em ata divulgada hoje (26) após a primeira reunião do ano Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, realizada entre os dias 17 e 18 de janeiro, o comitê projeta um aumento acima do esperado na inflação de janeiro. No entanto, o documento ressalta que a tendência de alta é fruto de "fatores pontuais", localizados, principalmente, no aumento nos preços dos combustíveis e no reajuste das passagens de ônibus urbano em Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

"A elevação da inflação no início de 2006, captada em diferentes indicadores, vem ocorrendo em intensidade superior à originalmente antecipada", diz o texto. "Em boa medida, a alta recente se deve a fatores pontuais, de caráter predominantemente sazonal, que deverão trazer impacto sobre a inflação do primeiro bimestre do ano". O Copom destaca que esse comportamento deve diminuir com o tempo, sem representar riscos para a inflação a longo prazo.

Na ata, o comitê reafirma que vai manter suas ações para assegurar que os ganhos "obtidos com o combate à inflação até o momento sejam permanentes". Para tanto, vai acompanhar com atenção "a evolução da inflação e das diferentes medidas do seu núcleo, adequando prontamente a postura de política monetária as circunstâncias".

Na última reunião, o Copom reduziu a taxa básica de juros da economia (Selic) de 18% para 17,25%, sem viés, ou seja, isto é, sem sinalização de aumento ou queda antes da próxima reunião, marcada para 7 de março. Desde setembro do ano passado, a taxa Selic passou por cinco cortes consecutivos.

SIGA-NOS NO Google News