Cassilândia, Sábado, 24 de Junho de 2017

Últimas Notícias

28/10/2004 09:57

Inflação medida pelo IGP-M registra nova queda, diz FGV

Nielmar Oliveira/ABr

Rio - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) voltou a cair, fechando o mês de outubro com variação de 0,39%, uma retração de 0,30 ponto percentual em relação aos 0,69% da taxa de setembro. Nos últimos dois meses, o IGP-M já acumula queda de 0,83 ponto percentual.

Com o resultado de outubro, a inflação medida pelo IGP-M passou a acumular uma variação de 10,69% nos primeiros dez meses do ano, enquanto a taxa anualizada (últimos doze meses) ficou em 11,91%.

Os dados estão sendo disponibilizados neste momento no site da Fundação Getúlio Vargas na Internet e indicam que a queda foi puxada pela retração dos preços tanto no atacado, que responde por 60% da formação do IGP-M; quanto no varejo, responsável por 30% da composição do indicador.

O Índice de Preços no Atacado (IPA) caiu de 0,90% para 0,44% - retração de 0,46 ponto percentual. Entre os componentes do IPA, os preços de Bens de Consumo, que fecharam setembro com alta de 0,06%, registraram, em outubro, inflação negativa de 0,54%.

No varejo, os preços medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) recuaram de 0,15% para apenas 0,05% - queda de 0,10 ponto percentual. Os principais responsáveis pela retração no varejo foram os preços do grupo Alimentação, que voltaram a acusar deflação, ao passar de uma inflação negativa de 0,43% para 0,88%.

Dos sete grupos que compõem o IPC, apenas Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,15% para 0,47%); e Despesas Diversas (de menos 0,26 para mais 0,26%), apresentaram alta entre setembro e outubro.

Já o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) acusou elevação entre um mês e outro de 0,67% para 0,95%. Ele tem peso de apenas 10% na formação do IGP-M.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 24 de Junho de 2017
Sexta, 23 de Junho de 2017
Quinta, 22 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)