Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/11/2004 14:19

Inflaçao em alta eleva previsão da taxa de juros

Stênio Ribeiro / ABr

Todas as previsões do mercado para o comportamento da inflação estão em alta, o que faz os analistas financeiros apostarem na elevação da taxa básica de juros (Selic) em mais meio ponto percentual até o fim do ano, de modo a encerrar 2004 em 17,75%. Mas a estimativa da taxa para 2005 foi mantida em 15,50%, conforme previsão do boletim Focus desta semana, distribuído hoje pelo Banco Central (BC).

De acordo com a pesquisa semanal, feita junto às principais instituições financeiras e analistas de mercado, a inflação aponta para cima tanto no varejo quanto no atacado. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para as metas oficiais, foi reestimado de 7,18% para 7,26% neste ano, mas cai de 5,90% para 5,80% na previsão para 2005.

A elevação acumulada é resultado do comportamento dos preços no momento, que projetam elevação do IPCA de novembro para 0,65%, contra 0,62% na semana anterior; e o mercado também prevê aumento em dezembro: de 0,55% para 0,59%. Com isso, o cálculo do IPCA para os próximos doze meses também sobe de 6,22% para 6,25%.

Isso demonstra que a inflação dobrou em relação a setembro, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) mediu IPCA de 0,33%. Mas, de lá para cá, os preços no atacado começaram a ter maior impacto nos preços ao consumidor, em virtude do aumento da demanda natural de fim de ano.

O cálculo da inflaçao também sofreu influência da reestimativa do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC para o aumento de preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia e outros), que têm peso médio de 29% na composição do IPCA. A projeção anterior, de 8,80%, passou para 9% neste ano, e elevou de 7,25% para 7,32% em 2005.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)