Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inflação cede lentamente na capital paulista

Paulo Montoia - 18 de maio de 2005 - 09:07

Os preços de produtos e serviços estão caindo lentamente na capital paulista, como revela a prévia da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) referente à segunda semana de maio. No período, o aumento geral de preços foi de 0,58%, contra 0,68% na primeira semana do mês.

A inflação do paulistano passou de 0,36% em fevereiro, para 0,79% em março e chegou a 0,98% em abril. Naquele mês, o índice teve um pico de 1% na segunda prévia semanal. Em março e abril, os preços de transporte lideraram a pressão de alta do índice, principalmente em razão do aumento das tarifas do transporte público. O segmento saúde também pressionou o índice em abril, em função do aumento do preço dos medicamentos.

Neste início de maio, os preços da saúde continuam como vilões da inflação. Na segunda semana, o setor apresentou o maior aumento, com 1,76%, seguido por alimentação (1,14%), transportes (0,61%), despesas pessoais (0,51%), vestuário (0,41%), habitação (0,04%) e educação (0,04%).

A Fipe apura semanalmente a inflação para famílias com renda de um a 20 salários mínimos. São coletados e comparados os preços em períodos de oito semanas. A cada etapa, é eliminada a primeira semana da série, a mais antiga, e acrescentada a semana mais recente. Esse método permite acompanhar a evolução da inflação, respeitando os fatores sazonais, como as datas de pagamentos de salários, aposentadorias e pensões e outros fatores de mercado.

SIGA-NOS NO Google News