Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Infecção na garganta: doença pode atingir o coração

Agência do Rádio - 04 de novembro de 2008 - 07:13

Você sabia que uma simples infecção na garganta pode levar a um problema no coração? A febre reumática é uma seqüela cardiológica que ocorre em crianças e adolescentes que têm infecção na orofaringe e não recebem tratamento correto. O diretor de Saúde Cardiovascular da Sociedade, Rui Ramos, explica a gravidade da febre reumática.


"Ela é causada por uma infecção de garganta que se autocura, teoricamente, não é dado antibiótico, é aquela doença que fica cinco, sete dias, e, posteriormente, um ano depois, aparece uma deformação da válvula e isso leva a uma doença valvar que o tratamento final acaba sendo uma cirurgia cardíaca, geralmente para a substituição das válvulas."

O cardiologista diz que a febre reumática é mais comum em pessoas de famílias pobres e com pouca instrução, que acabam não levando as crianças ao médico para tratar infecções na garganta. Segundo ele, a doença é de fácil prevenção.


"A febre reumática, quando você trata bem uma amidalite, ela não se instala. O tratamento é barato, praticamente é uma injeção de bezetacil. Então, se você fizesse uma prevenção primária, tratasse adequadamente todas as amidalites, nós não teríamos a incidência que nós temos de febre reumática no Brasil."

Rui Ramos lembra que a doença diminui bastante a qualidade de vida da pessoa: causa fraqueza, dificuldade de aprendizado, febres e, se o paciente for muito novo, pode precisar ser operado mais de uma vez. Quem tem febre reumática precisa de acompanhamento médico e tomar injeções mensais de antibiótico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quase dez milhões de pessoas apresentam os sintomas da infecção por ano. Cerca de quinze mil casos acabam evoluindo para o problema no coração.

Reportagem, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News