Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/11/2008 07:13

Infecção na garganta: doença pode atingir o coração

Agência do Rádio

Você sabia que uma simples infecção na garganta pode levar a um problema no coração? A febre reumática é uma seqüela cardiológica que ocorre em crianças e adolescentes que têm infecção na orofaringe e não recebem tratamento correto. O diretor de Saúde Cardiovascular da Sociedade, Rui Ramos, explica a gravidade da febre reumática.


"Ela é causada por uma infecção de garganta que se autocura, teoricamente, não é dado antibiótico, é aquela doença que fica cinco, sete dias, e, posteriormente, um ano depois, aparece uma deformação da válvula e isso leva a uma doença valvar que o tratamento final acaba sendo uma cirurgia cardíaca, geralmente para a substituição das válvulas."

O cardiologista diz que a febre reumática é mais comum em pessoas de famílias pobres e com pouca instrução, que acabam não levando as crianças ao médico para tratar infecções na garganta. Segundo ele, a doença é de fácil prevenção.


"A febre reumática, quando você trata bem uma amidalite, ela não se instala. O tratamento é barato, praticamente é uma injeção de bezetacil. Então, se você fizesse uma prevenção primária, tratasse adequadamente todas as amidalites, nós não teríamos a incidência que nós temos de febre reumática no Brasil."

Rui Ramos lembra que a doença diminui bastante a qualidade de vida da pessoa: causa fraqueza, dificuldade de aprendizado, febres e, se o paciente for muito novo, pode precisar ser operado mais de uma vez. Quem tem febre reumática precisa de acompanhamento médico e tomar injeções mensais de antibiótico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quase dez milhões de pessoas apresentam os sintomas da infecção por ano. Cerca de quinze mil casos acabam evoluindo para o problema no coração.

Reportagem, Leilane Alves

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)