Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Infecção hospitalar já fez 49 vítimas no Mato Grosso

Da Rádio Nacional da Amazônia - 01 de julho de 2008 - 20:55

Brasília - As infecções hospitalares provocadas por micobacterias de crescimento rápido já fizeram 49 vítimas em Cuiabá (MT). Também conhecidas como MCR, as infecções são contraídas por bactérias. O contágio ocorre em hospitais durante procedimentos cirúrgicos e vêm sendo apontadas como causa de cegueira, surdez, trombose e outras formas de comprometimento físico em pessoas de nível social e faixas etárias diversas.

De acordo com o infectologista da Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso, Luciano Ribeiro, as micobactéria são resistentes ao butiraldeído, que é um dos materiais utilizados no processo de esterelização. "Elas são colonizantes da água, elas são encontradas na água, principalmente em tubulações.”

Segundo a diretora-geral do Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), Norma Carolina Silveira, 49 casos já foram confirmados no estado. Entre eles, o de um homem que se submeteu a uma cirurgia e morreu antes mesmo de começar o tratamento. Só neste ano foram nove casos, o mais recente em março.

Para combater o problema, a Secretaria Estadual de Saúde implantou, em junho de 2007, o Cermac, com o objetivo de dar cobertura ao tratamento. O órgão é integrado por infectologistas, enfermeiros, agentes sociais e psicólogos.

Os diagnósticos foram confirmados em cirurgias realizadas entre 28 de março de 2006 e 12 de junho de 2007. Norma diz que 29 pacientes já tiveram alta.



SIGA-NOS NO Google News