Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/10/2004 06:54

Infecção bacteriana é responsável por até 25% das mortes

Agência Notisa

Em estudo realizado em Porto Alegre, mortalidade entre infectados é mais de três vezes superior à encontrada nos demais pacientes.

Em todo o mundo, as principais causas da cirrose hepática são o elevado consumo de álcool e o vírus da hepatite C. No Brasil, dos pacientes internados com esta doença, cerca de 30% desenvolvem também algum tipo de infecção bacteriana, responsável por até 25% das mortes neste grupo. Por isso, pesquisadores da Faculdade Federal de Ciências Médicas e da Irmandade Santa Casa de Misericórdia, ambas em Porto Alegre, decidiram avaliar a ocorrência da infecção em pacientes já hospitalizados — em geral, homens (71,2%), com cerca de 50 anos de idade. A taxa de óbito entre os infectados (8,9%) foi mais de três vezes superior à encontrada nos demais casos.

No total, foram analisados 426 pacientes, internados em um hospital geral de Porto Alegre, entre 1992 e 2000. Dentre eles, 90% (387) consumiam álcool com freqüência (35,4% do total), possuíam o vírus da hepatite C (34%), ou ambos (21,6%). Apesar dos altos índices, “não houve correlação entre a mortalidade e a etiologia da hepatopatia”, afirma o artigo sobre a pesquisa, publicado nos Arquivos de Gastroenterologia (vol. 40).

Mesmo quando a doença era decorrente do álcool, em geral relacionado a um mau prognóstico, a taxa de mortalidade (9,6%) não diferiu significativamente das demais etiologias (7,1%). O desfecho considerado foi alta ou óbito do paciente no período da internação hospitalar e o percentual de óbitos na amostra geral foi 4,3%. Entretanto, Angelo de Mattos e seus colegas, responsáveis pelo estudo, fazem uma ressalva: observou-se maior freqüência da etiologia alcoólica nos pacientes infectados (68,9% deste grupo), o que pode indicar maior tendência à este quadro.

Foram diagnosticados 135 casos (25%) com infecção bacteriana, sendo a do trato urinário e a broncopneumonia as mais freqüentes. “As causas desta maior susceptibilidade à infecção, especialmente neste grupo de pacientes, são várias: desde a capacidade diminuída do fígado cirrótico em remover as endotoxinas e bactérias, em decorrência da circulação colateral existente e da diminuição da atividade do sistema retículo endotelial, até estado de imunodepressão sistêmica (baixa resposta do sistema imunológico) e local”, afirma o estudo. “Tendo em vista a freqüência das infecções nos pacientes com hepatopatia crônica, é fundamental que estejamos atentos para o impacto que a mesma produz no prognóstico destes doentes”, concluem os pesquisadores.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)