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Inep lança edital para avaliação de rendimento escolar

MEC - 10 de maio de 2005 - 13:33

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará, de 16 a 30 de novembro deste ano, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). O edital de concorrência pública para as instituições e empresas que queiram se candidatar a realizar a prova foi publicado nesta segunda-feira, 9, no Diário Oficial da União. Integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Anresc coletará informações sobre o desempenho de cada uma das 43 mil escolas urbanas de 4ª e 8ª série da rede pública, em 5.418 municípios brasileiros (praticamente todos do país). A avaliação dos sistemas educacionais, feita por meio de amostragem dos alunos (Saeb), continua sendo realizada. É a primeira vez que praticamente todos os municípios brasileiros poderão saber a proficiência de 4ª a 8ª série em leitura (clique aqui para ver a tabela). “É uma revolução em termos de informação educacional. A avaliação está chegando nas escolas, possibilitando sabermos o estágio da leitura na escola brasileira”, explica o presidente do Inep, Eliezer Pacheco.

O objetivo da Anresc é oferecer aos governos estaduais e prefeituras municipais uma avaliação das escolas de suas redes para que políticas públicas possam ser planejadas e efetuadas com maior precisão. Serão avaliados, nas competências de leitura, cerca de cinco milhões de alunos de 4ª e 8ª série de escolas localizadas em zona urbana, com pelo menos 30 alunos matriculados em cada uma das séries avaliadas. Os dados de cada unidade escolar serão fornecidos aos secretários municipais e estaduais de educação. Os participantes da Anresc receberão os resultados na forma de uma média geral da escola e na de percentual de estudantes por nível da escala de proficiência e habilidades do Saeb.

Para se ter uma idéia da necessidade de se realizar este levantamento, em 2003, o desempenho em leitura – língua portuguesa, no Saeb, das turmas de 4ª série do ensino fundamental das escolas estaduais brasileiras, foi de 169,9 pontos, enquanto que entre os alunos da rede municipal foi de 160,74. Em quase todas as regiões do país (a exceção foi o Sudeste), as escolas estaduais tiveram média superior às da rede municipal. Na região Norte, foi 158,0 para a rede estadual e 154,79 para a municipal. O Nordeste teve 155,0 entre as estaduais e 143,80 nas municipais. No Sul, a média da rede estadual foi 183,3 e entre as municipais, 170,87. O Centro-Oeste contabilizou 171,1 nas estaduais e 163,24 na rede municipal. A região Sudeste, 175,7 nas estaduais e 175,67 entre as municipais.

Na 8ª série, o desempenho seguiu o da 4ª série. Em 2003, o desempenho em leitura – língua portuguesa das turmas de 8ª série do ensino fundamental das escolas estaduais foi de 226,7, enquanto entre os alunos da rede municipal ficou em 223,08. Na região Norte, a média foi de 222,0 para a rede estadual e de 219,52 para a municipal. O Nordeste teve 218,1 entre as estaduais e 213,04 nas municipais. No Sul, a média da rede estadual foi 237,9 e entre as municipais, 239,42. O Centro-Oeste contabilizou 229,1 nas estaduais e 227,50 na rede municipal. A região Sudeste, 227,3 nas estaduais e 229,80 entre as municipais. Os dados constam da tabela Desempenho no Saeb 2003 segundo a dependência administrativa: estadual, municipal, com os resultados comparativos de notas de redes estaduais e municipais. Com variação sempre inferior para as municipais em relação às estaduais, o levantamento demonstra a necessidade de se buscar informações por unidade escolar, o que será feito pelo Inep, a partir de agora, por este novo instrumento de avaliação.

Aneb - O Saeb continua investigando os indicadores nacionais de avaliação da educação básica, por meio da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), exame bienal de proficiência em matemática e português. Seus objetivos seguem os mesmos, garantindo a continuidade da série histórica dos dados de proficiência dos alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio das redes públicas e privadas brasileiras.

O custo total da prova é de R$ 56.189.665,62 (aplicada a 5.183.158 estudantes). Conforme o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Araújo, a prova é fundamental: “O Saeb vem mostrando que é preciso esta ampliação na avaliação, chegando até o município, para instrumentalizar com cada vez mais qualidade o trabalho dos gestores públicos nessas redes”. O diretor lembra que, com a prova, será possível, também, mapear experiências bem-sucedidas em termos de proficiência de leitura. “Poderemos saber, ainda, quais as escolas que com o mesmo tipo de alunos agregam sucesso ao aprendizado das crianças”, define.

Mais informações nos telefones (61) 2104-8023/9563. (Assessoria de Imprensa do Inep)

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