Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Indústrias têm 4º maior estoque de empregos em MS

MS Notícias - 24 de março de 2010 - 10:14

O setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, apresentou em fevereiro deste ano o 4º maior estoque de empregos formais já registrado em toda a sua série histórica com o saldo de 1.017 vagas criadas no mês passado, segundo levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego. Os principais segmentos responsáveis por esse crescimento foram a indústria de transformação (1.059 vagas) e os serviços industriais de utilidade pública (32 vagas).

Com esse avanço, o setor alcançou um estoque total de 102,2 mil postos formais de trabalho em Mato Grosso do Sul, mantendo a parcela de 20% de todo o emprego formal existente no Estado. O resultado observado em fevereiro fica atrás somente dos estoques alcançados nos meses de setembro, outubro e novembro de 2009, quando o total de empregos formais na indústria do Estado foi de 102,4 mil, 102,5 mil e 103,0 mil postos de trabalho, respectivamente.

Segundo o Radar da Fiems, a variação observada no estoque refere-se, naturalmente, a fatores sazonais e conjunturais relativos à produção industrial. Quanto à sazonalidade, observa-se que normalmente ao longo do ano os saldos criados obedecem a certo padrão. De modo geral, há uma expansão acelerada até meados do ano, mesmo com algumas oscilações de mês para mês, apresentando uma acomodação nos meses de julho e agosto e voltando a registrar um comportamento crescente nos meses de setembro a novembro, enquanto em dezembro ocorrem novos ajustes no saldo dos empregos formais.

Já o índice de evolução do emprego formal nas atividades industriais continua a apresentar o maior crescimento acumulado em Mato Grosso do Sul. Para se ter idéia, na posição verificada em fevereiro, ele foi de 149,7 pontos, indicando um crescimento de 50% sobre o estoque do ano base (2005), quando existiam 68,2 mil empregos formais no setor industrial. Na mesma comparação, o setor de serviços apresentou um índice de 129,3 pontos e crescimento de 29%, o Comércio com 120,8 pontos (+21%), a Agropecuária com 114 pontos (+14%) e Administração Pública com 107,9 pontos (+8%), ou seja, o índice verificado na indústria foi superior ao dos serviços, comércio, agropecuária e administração pública em 16%, 24%, 31% e 39%, respectivamente.

SIGA-NOS NO Google News